15 coisas interessantes sobre a onça-pintada


A onça-pintada é um animal da família dos felinos. Os felinos são animais do filo Chordata (animais com coluna vertebral), classe Mammalia (mamíferos), ordem Carnívora (carnívoros) e subordem Feliformia.

A onça é um animal típico do continente americano. Era encontrada do sul do Estados Unidos ao norte da Argentina. Detalhe: a onça não é mais vista nos Estados Unidos desde o início do século XX.

A onça é o terceiro maior integrante da família dos felinos, atrás somente do leão e do tigre. O padrão de comprimento é 2,60 metros do focinho até a cauda e de peso, 160 quilos.

A onça-pintada é em muitos países chamada de jaguar. Detalhe: jaguar é um nome de origem tupi que, ao contrário de muitas palavras indígenas, não é utilizada entre os brasileiros.

As onças são identificadas através das pintas. O padrão de pintas é único para cada indivíduo e funciona como as impressões digitais nos seres humanos.

A onça-pintada possui a mordida mais poderosa entre todos os felinos – e até mais poderosa do que a mordida do leão e a do tigre. Com quase 5 centímetros, seus dentes são capazes de esmagar o casco de uma tartaruga.

As onças chegam a comer até 10% do seu peso em uma única refeição.

O sentido mais aguçado da onça é a audição.

O cardápio da onça inclui cerca de uma centena de espécies: antas, pacas, cutias, capivaras, queixadas, pacus, veados, macacos, jacarés etc.

Onças são excelentes nadadoras. Elas são capazes de nadar até 1 quilômetro de uma margem a outra de um rio atrás de comida.

Onças sobem com destreza em árvores. O único problema é que, ao contrário de outros felinos, elas estão longe de ser boas corredoras.

Onças são animais territoriais. O território dos machos pode chegar a ter até 200 quilômetros quadrados e se sobrepõe ao de uma ou mais fêmeas. As onças passam a maior parte do tempo se deslocando e marcando o seu território.

A gestação dura de 93 a 105 dias, nascendo um ou dois filhotes. A mãe cuida do filhote até ele completar dois anos, quando já aprendeu a caçar e a se virar sozinho.

Algumas pessoas confundem a onça-pintada com o leopardo. Mas existem várias diferenças, a começar pelas manchas. Enquanto a onça possui manchas em forma de roseta com uma pinta amarela no centro, o leopardo possui em forma de círculo. A onça é mais comprida e pesada. Só para se ter uma ideia, a onça pesa 50 quilos a mais do que o leopardo.

Onças-pintadas evitam o contato com o ser humano. Ataques a humanos só acontecem quando ela se sente ameaçada ou quando tenta proteger o filhote ou a caça recém-abatida.

Comentários