Por que os gatos gostam de caixas?

Para gatos de estimação, todos os brinquedos do mundo não podem ser comparados com uma caixa simples de papelão. Mas por que os nossos amigos felinos são tão atraídos por caixas e outros objetos fechados, como bolsas, cestos de roupa, malas e mochilas?




"Os gatos gostam de caixas porque são animais enigmáticos, gostam de se esconder. Uma caixa dá ao gato uma sensação de proteção e segurança", disse Stephen Zawitowski, cientista da Sociedade de Prevenção da Crueldade Contra Animais dos Estados Unidos ao portal 'Business Insider'.

Buscar espaços confinados é um comportamento instintivo para gatos. Na natureza, estas áreas permitem que os animais se escondam dos predadores e também que observem com atenção suas presas, antes de atacá-las.

Quando dentro de uma caixa, os gatos sentem que nada pode lhes atacar sorrateiramente por trás ou pelos lados - qualquer coisa que queira se aproximar deverá fazer isso diretamente em seu campo de visão.

E se algo interessante chama a atenção do gato fora da caixa - seja uma presa ou brinquedo - este pode correr para fora dela e pegar o objeto. Em seguida, o animal retorna rapidamente ao seu local de segurança.

As caixas também fornecem aos gatos um ambiente acolhedor e seguro para dormir, o que é importante uma vez que os felinos podem dormir por até 20 horas ao dia. 

Comentários

  1. Gato é um animal que sempre procura lugares escondidos e de preferência quentinhos, falando sério são bem malandros mesmo kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Temos uma gata e ela gosta muito de caixa, temos sempre uma para ela brincar e se esconder.

    Aposentadorias

    ResponderExcluir
  3. Os gatos são criaturas adoráveis e inteligentes.
    Abs!

    http://amabijouxmega.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Os gatos são criaturas adoráveis e inteligentes.
    Abs!

    http://amabijouxmega.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário