Google+ Nossa galáxia é como o sol de galáxias pequenas que a orbitam | Curiosidades, Dicas e Humor

Nossa galáxia é como o sol de galáxias pequenas que a orbitam



Uma equipe de astrônomos da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, identificou nada mais, nada menos que nove galáxias-satélites anãs que orbitam a Via Láctea.

Essas galáxias ficam perto da Grande e da Pequena Nuvem de Magalhães, as duas maiores e mais conhecidas galáxias-anãs da região.

“A descoberta de tantos satélites em uma pequena área do céu foi completamente inesperada”, disse Sergey Koposov, o principal autor do estudo. “Eu não podia acreditar nos meus olhos”.

Dúvidas

A equipe está confiante de que três das nove descobertas são mesmo galáxias anãs, mas as seis restantes poderiam ser tanto galáxias anãs quanto aglomerados globulares, que têm propriedades visuais semelhantes, mas não são mantidos juntos por matéria escura.

Mais análises espectroscópicas serão necessárias para determinar a identidade desses seis objetos com precisão.

Chegou a hora de desvendar a matéria escura?

A descoberta é significativa porque o alto teor de matéria escura das galáxias anãs (cerca de 99%) as tornam ideais para testar nossas hipóteses existentes sobre essa substância elusiva e a forma como se comporta.

“Satélites anãs são a fronteira final para testar nossas teorias da matéria escura. Encontrar um grande grupo perto das Nuvens de Magalhães foi surpreendente, não esperávamos tropeçar em tal tesouro”, disse um dos coautores do estudo, Dr. Vasily Belokurov.

Essa nova imagem surpreendente do céu foi possível graças ao Dark Energy Survey, um projeto de cinco anos que usa a Dark Energy Camera (“câmera de energia escura”), uma câmera de 570 megapixels montada no telescópio Victor M Blanco nos Andes, no Chile.

Fonte: hypescience
Share on Google Plus

About Lello Pensador

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.