Por mais de 20 anos, o “Ili pika” (Ochotona iliensis), um tipo minúsculo de mamífero que vive em regiões montanhosas e tem uma carinha gracinha de ursinho de pelúcia, havia escapado da vista dos cientistas nas montanhas Tianshan, localizadas no noroeste da China.
As pessoas têm visto o bicho peludo apenas um punhado de vezes desde que foi descoberto por acaso em 1983. Na verdade, temos conhecimento de apenas 29 indivíduos vivos dessa espécie, e pouco se sabe sobre ecologia e comportamento do animal.
Para nossa alegria
Então, no verão de 2014, os pesquisadores redescobriram os Ili.
Weidong Li, descobridor original desta espécie e um cientista do Instituto de Xinjiang de Ecologia e Geografia, havia reunido um grupo de voluntários nas montanhas Tianshan para pesquisar os Ili. Ao meio-dia de um dia que tinha tudo para ser um qualquer, a equipe viu o primeiro exemplar do bichinho. Eles haviam montado algumas “armadilhas” fotográficas, para não perder nenhum detalhe quando esse momento tão esperado chegasse.
O animal surgiu de uma lacuna na face do penhasco, e Li tirou algumas fotos (incluindo a que você viu no começo no artigo).
Alta Montanha
Em 1983, o governo chinês enviou Li à Província montanhosa de Xinjiang para estudar os recursos naturais e doenças infecciosas. Enquanto Li explorou um vale da montanha Jilimalale, ele viu uma cabeça pequena e cinza saindo de uma fenda na rocha. Quando ele se aproximou, Li olhou para todo o seu corpo.
O animal tinha cerca de 20 centímetros de comprimento, com orelhas grandes e várias pequenas manchas marrons em sua pele cinzenta. Weidong Li não estava familiarizado com a espécie, nem os pastores nas proximidades.
Ele achava que o Ili tratava-se de uma espécie nova
E estava certo!
Embora Li não tenha conseguido encontrar mais Ilis em uma segunda viagem para a área em dezembro de 1983, em uma terceira viagem, em 1985, ele foi mais bem sucedido. Amostras adicionais permitiram que os pesquisadores confirmassem que o animal era mesmo novo para a ciência.
Minúsculo e em apuros
Como outras espécies de Pika encontradas na América do Norte, o Ili vive em altas altitudes que vão entre 2.800 a 4.100 metros e se alimenta principalmente de gramíneas, ervas e outras plantas da montanha.
Também é sensível a mudanças em seu ambiente. Uma estimativa de 1990 estipulou a sua população em cerca de 2.000 indivíduos, e de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza, acredita-se que esse número está diminuindo.
A poluição atmosférica provavelmente tem contribuído para o declínio no número de membros da espécie, o que faz com que sejam considerados vulneráveis à extinção.
Mesmo assim, não há esforços em prática no momento para tentar ajudar os Ili a sobreviver. Li disse que espera mudar isso, e usar a redescoberta do animal para criar áreas de conservação da espécie.
Como alguém poderia recusar ajuda a um animal tão fofinho assim!?
Fonte: hypescience
Comentários
Postar um comentário