Google+ Estudo descobre porque os pais não entendem seus filhos | Curiosidades, Dicas e Humor

Estudo descobre porque os pais não entendem seus filhos


Adolescentes adoram reclamar que seus pais, e adultos em geral, não entendem seus problemas, seus gostos e suas reclamações.

Normalmente, o famoso “Isso é só uma fase” tem o poder de ativar níveis inacreditáveis de frustração. Porém, parece que eles estão certos ao se revoltarem por não se sentirem compreendidos.

Uma nova pesquisa da Escola de Administração da Universidade Duke (EUA) considera que quanto mais experiências uma pessoa tem, mais difícil é para identificar-se com aqueles que têm menos experiência. Para o autor do estudo Troy Campbell, sua conclusão mais importante é que, só porque alguém já passou por alguma situação, não significa que saberá como outra pessoa vai reagir a uma situação semelhante. “Por exemplo, os pais não entendem o que é ser um adolescente porque eles não sentem mais as coisas que os adolescentes sentem”, explica.

Campbell e seus colegas conduziram cinco experimentos nos quais submeteram voluntários a imagens chocantes, piadas e ruídos irritantes, coisas projetadas para deixar alguma impressão. Parece algo complicado e distante da realidade em que pais e filhos vivem, mas a metodologia da pesquisa faz bastante sentido, uma vez que observada mais a fundo.

Em um dos experimentos, por exemplo, os pesquisadores mostraram repetidamente uma única foto de Lady Gaga para dois grupos, sendo que cada um deles viu uma imagem diferente. Em seguida, os dois grupos viram ambas as imagens e foi pedido que classificassem qual seria mais chocante para quem as visse pela primeira vez.

Os participantes afirmaram que outros ficariam menos chocados pela foto a que haviam sido repetidamente expostos. Ou seja, eles concluíram erroneamente que o que sentiram após exposição repetida às imagens seria como os outros se sentiriam ao vê-las pela primeira vez.

O pesquisador disse ter escolhido a artista porque, como fã, ficava fascinado pelo efeito que os vídeos da cantora causavam em quem não estava acostumado com suas performances. “O que eu descobri foi que, quanto mais exposto alguém é à Lady Gaga, menos chocante ela parece e também pensam que os outros vão se chocar menos, mesmo sabendo que as outras pessoas têm muito menos exposição a ela”, exemplifica.

Em outro experimento, os voluntários foram orientados a escrever repetidamente a mesma piada. Após fazer isso cinco vezes, eles classificaram a piada como menos engraçada do que aqueles que a escreveram apenas uma vez. Aqueles que a copiaram cinco vezes também disseram que outros achariam menos graça do que os voluntários que copiaram a piada apenas uma vez, assim como eram menos propensos a compartilhar a piada com outras pessoas.

Segundo Campbell, tais experiências indicam que as pessoas podem ser incapazes de separar seus sentimentos atuais, o que torna mais difícil de se relacionar com quem está passando por algo pela primeira vez. “Todos nós assumimos que as pessoas com experiência são os guias perfeitos, porém quando se trata de itens emocionais como música, piadas e dor, elas podem ser muito influenciadas por suas experiências”, conclui. “A empatia é difícil de alcançar e muita experiência pode torná-la ainda mais difícil.”

Fonte: hypescience
Share on Google Plus

About Lello Pensador

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.