Google+ Como escovar os dentes | Curiosidades, Dicas e Humor

Como escovar os dentes


Os conselhos das associações dentárias e empresas de pasta de dentes sobre como devemos escovar os dentes são “inaceitavelmente inconsistentes”. É o que diz uma nova pesquisa da UCL (University College London, do Reino Unido).

Se você tirar um tempo para analisar comerciais de marcas diferentes, cartilhas de dentistas e conselhos do seu próprio médico, não vai precisar de muito tempo para perceber uma série de desacordos.

O estudo, publicado no British Dental Journal (Jornal dental britânico, em tradução livre), pesquisou e analisou os conselhos para escovação dental dados por associações dentárias, marcas de cremes dentais e escovas de dente e livros didáticos dentários de dez países. Com isso, eles descobriram uma vasta gama de recomendações sobre o método de escovação “correto” que uma pessoa deve usar, quantas vezes escovar os dentes por dias e por quanto tempo esse ato deve durar.

Os pesquisadores não encontraram um consenso claro entre essas diversas fontes, o que foi considerado “preocupante”.

E agora, quem poderá nos ensinar a escovar os dentes?

Como muito bem disse o professor de Saúde Pública Dental da UCL, Aubrey Sheiham, a população geral precisa ter uma boa informação sobre o melhor método para escovar os dentes, principalmente porque “se as pessoas ouvem uma coisa a partir de uma associação dental, outra coisa de uma empresa de escovas de dente e uma terceira coisa de seu dentista, não admira que fiquem confusos sobre como fazer isso”.

“Associações odontológicas precisam ser consistentes sobre o método que recomendam, tendo como base o quão eficaz esse método de fato é”, defende. Para o professor, o que é ainda mais preocupante é que não há nenhuma evidência científica para sugerir que técnicas complicadas sejam melhores do que uma esfoliação suave simples.

Como escovar os dentes

A técnica mais recomendada geralmente envolve um movimento suave com a escova para trás e para frente em pequenos movimentos, que tem como objetivo soltar quaisquer partículas de alimentos, placa bacteriana e bactérias. No entanto, não há estudos em escala suficiente para comprovar que este método seja mais eficaz do que um bochecho básico.

Para evitar uma escovação muito forte, segure a escova com os dedos indicador e polegar, ao invés de fechar os cinco dedos envolta do cabo. De acordo com o professor, “este método simples é perfeitamente eficaz em manter a gengiva saudável”.

Devemos escovar os dentes depois de comer doces?

O professor explica que há poucas evidências e argumentos sobre o hábito de escovar os dentes depois de comer doces ou bebidas açucaradas para prevenir a cárie dentária. As bactérias de alimentos precisam de cerca de dois minutos para começar a produzir ácido, “por isso, se você escova os dentes alguns minutos após a ingestão de alimentos açucarados, o ácido vai ter danificado o esmalte”, esclarece.

“A ampla gama de recomendações que encontramos se dá provavelmente devido à falta de fortes evidências sugerindo que um método seja melhor do que outro”, diz o Dr. John Wainwright, que realizou o estudo da UCL e é agora dentista. “Eu aconselho meus pacientes a centrar a sua escovação em áreas onde a placa é mais provável de se concentrar: as superfícies de mastigação e onde os dentes e as gengivas se encontram”.

“O que eu sinto que precisamos é de uma melhor investigação sobre o que é mais fácil de aprender, mais eficaz e mais seguro para escovar os dentes. A situação atual, em que não apenas os dentistas individuais, mas diferentes organizações odontológicas em todo o mundo, emitem diferentes orientações de escovação acaba com a confiança na profissão como um todo”.

Fonte: hypescience
Share on Google Plus

About Lello Pensador

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.