Algumas curiosidades sobre o frio


Qual o local mais frio do Sistema Solar? Acredite, ele fica mais perto do que imaginamos: na Lua. Há lugares no polo sul da Lua onde a temperatura pode chegar a inacreditáveis -211º C. O ex-planeta Plutão é pelo menos 1º C mais quente, e olha que ele está 40 vezes mais longe do Sol.

O lugar mais frio da Terra é a estação Vostok, na Antártida. Por lá, a temperatura no inverno pode chegar a -89º C. Esse frio todo foi registrado em 13 de setembro de 1 982.


A cidade mais fria do mundo é Yakutsk, na Sibéria. No inverno, as temperaturas podem girar em torno de -50º C (isso mesmo: 50 abaixo de zero!!).

A cidade mais fria do Brasil é São Joaquim, Santa Catarina. A temperatura mais baixa registrada em São Joaquim foi -10ºC.

A hipotermia ocorre quando a temperatura do corpo cai de modo significativo, prejudicando seu metabolismo e seu funcionamento. Ocorre quando a temperatura corporal fica abaixo de 35ºC. Se a temperatura ficar menor que 32º C, a condição pode ficar crítica e até fatal. Temperaturas abaixo de 27ºC são fatais na maior parte dos casos, embora existam notícias de pessoas que sobreviveram com temperatura de 14ºC.

Um dos maiores e mais temidos inimigos dos campos de batalhas é o frio. Ele já provocou baixas severas em alguns dos exércitos mais poderosos do mundo. Calcula-se que o general cartaginês Aníbal tenha perdido cerca de 20 000 de seus 46 000 soldados durante a travessia dos Alpes, no norte da Itália. Napoleão perdeu igualmente boa parte de seu exército para o frio e relata-se que muitos dos soldados sobreviveram se protegendo com “carcaças” de cavalos mortos. Na Primeira Guerra Mundial, os aliados tiveram cerca de 235 000 baixas causadas pelo intenso frio europeu. Na Segunda Grande Guerra, americanos e alemães tiveram cerca de 190 000 soldados lesados seriamente pelo frio. Na Guerra da Coreia, cerca de 10 % dos soldados americanos sucumbiram pela ação do frio.

O mundo já teve diversas glaciações (quando extensas camadas de gelo cobrem boa parte do planeta). A mais antiga dela data de 570 milhões de anos e a mais recente, começou no século XVI (chamada de pequena glaciação), durando 3 séculos. Alguns cientistas acreditam que as glaciações são formadas por mudanças na quantidade de energia solar absorvida na Terra devido a pequenas e súbitas irregularidades na órbita do planeta.

No auge das glaciações (chamadas pelos cientistas de “eras do gelo”), 30% do planeta chega a ficar coberta pelo gelo. Hoje, esse índice é de 10%.

Uma última curiosidade: você sabia que sentimos mais dor no frio?

Comentários