Google+ Qual a terra mais antiga do mundo? | Curiosidades, Dicas e Humor

Qual a terra mais antiga do mundo?


“As mais antigas rochas sedimentárias – localizadas na Groenlândia – têm cerca de 3,9 bilhões de anos de idade e, antigamente, eram terra”, aponta o geólogo Milan Pavich – ou seja, a terra é ainda mais antiga do que isso. A terra que vemos hoje, por outro lado, é muito mais recente: foi formada há aproximadamente 2 milhões de anos.

Naquele tempo, o planeta passou por fenômenos em larga escala: resfriamento global e seca expandiram os desertos, e tempestades de areia distribuíram a “sujeira” por várias regiões; e geleiras se deslocaram para as margens de continentes próximos, destruindo rochas e plantas no processo.

A “produção de terra” ocorre até hoje (embora de forma mais discreta), em especial por conta de água da chuva, que penetra o solo e desgasta rochas que estão abaixo da superfície.

Se ampliarmos o conceito de “terra” para “partículas de matéria”, porém, podemos considerar que ela surgiu ainda no Big Bang e, ao longo de bilhões de anos, formou estrelas, planetas e outros corpos celestes.

“Se você pensar bem, a poeira e sua origem são mais antigas que as estrelas”.

Fonte: hypescience
Share on Google Plus

About Lello Pensador

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.