Google+ Confira 7 Hábitos Saudáveis importantes que levam menos de 1 minuto | Curiosidades, Dicas e Humor

Confira 7 Hábitos Saudáveis importantes que levam menos de 1 minuto


Algumas pessoas sempre associam hábitos saudáveis com coisas penosas, demoradas e pouco práticas. Porém, há uma infinidade de bons hábitos de saúde que podem ser feitas rapidamente, em 60 segundos ou menos.

A saúde é realmente um agregado das escolhas que você faz na vida diária. Cada pequeno hábito — quando composto ao longo dos dias, meses e anos — acrescenta e muito no seu bem-estar. Então, cada vez que surgir a oportunidade de fazer uma pequena coisa, não deixe de aproveitar! Seguem algumas ideias de hábitos saudáveis que não exigem muito tempo.

1. Deixe os sapatos na porta de casa

O costume milenar dos japoneses de deixar os sapatos na porta de entrada da casa continua fazendo muito sentido nos dias de hoje.

Apesar de não ser hábito no Brasil, este ritual — que tem o sentido de honrar a pureza do lar — é também um forma prática, rápida e muitíssimo eficiente de evitar a maior parte da sujeira em sua casa! Com esse pequeno hábito você deixa de conviver por horas com todos os produtos químicos, fezes, pedras, sujeira e todo tipo de "porcaria" que vem da rua.

2. Escove a língua

A prevenção da cárie dentária e gengivite requer escovação diária e uso regular do fio dental. Entretanto, escovar a língua é outro passo importante, e que pode passar despercebido na hora de manter a boca limpa e higienizada. A língua é um ponto de encontro comum para bactérias e outros germes, causadoras principalmente de mau hálito.

Então, depois da sua higiene bucal habitual, escove suavemente a superfície da língua de trás para frente. Fazer isso pelo menos uma vez por dia ajuda a eliminar a placa bacteriana, além de limpar partículas de alimentos presas na língua, refrescando o hálito.

Tenha cuidado, porém: se você nunca fez isso, saiba que a parte do fundo da língua pode ser um ponto sensível, desencadeando um reflexo de vômito. Mas quanto mais você escova esta área, menos sensível ela se tornará. Se for preciso, existem raspadores de língua (disponíveis em farmácias) que podem ajudar.

3. Espirre no braço

Quando você não tiver um lenço ou papel para cobrir a boca e o nariz, sua melhor alternativa é a de tossir ou espirrar na dobra do cotovelo, ou no braço. O objetivo não é somente de prevenir que germes se espalhem e infectem outras pessoas, mas principalmente de evitar o uso de suas mãos, que podem não estar limpas.

Esta técnica simples é conselho a ser lembrado por adultos e crianças, não somente durante temporadas de gripes e resfriados, mas a qualquer hora, durante alergias ou para espirros corriqueiros.

4. "Incremente" sua água

Todo mundo sabe que tomar água ao longo do dia é essencial, mas a verdade é que muitos acham água sem graça e sem gosto. Especialmente quem está habituado a ingerir bebidas açucaradas como refrigerantes e sucos diariamente é quem mais precisaria tomar mais água. O que fazer então?

Se água pura parece chato, torne-a mais atraente adicionando algumas fatias de limão, lima ou laranja em sua garrafa de água. Outra alternativa bem interessante são lascas de gengibre.

Tudo vale para manter o corpo sempre hidratado já que, além de todos os problemas conhecidos da desidratação, é muito fácil confundir sede com fome, tornando a hidratação importante até no controle de peso.

5. Descanse seus olhos

Muitos trabalhadores e estudantes passam inúmeras horas por dia olhando para telas de computador. Uma combinação de brilho da tela, má postura e má iluminação geram fadiga ocular, gatilho comum de dores de cabeça, que muitas vezes passa desapercebido.

A causa principal disso é ficar olhando para um ponto fixo, sempre à mesma distância (nesse caso, a tela do computador). Para proteger os seus olhos da rotina diária de tempo na tela, incorpore pausas frequentes. Especialistas recomendam a "regra 20-20-20": Para cada 20 minutos que você gasta no computador, olho para longe da tela por pelo menos 20 segundos, olhando para algo a 20 metros de distância.

6. Levante-se

Em termos de exercícios físicos, sabe o que é muito mais importante do que caminhada, musculação ou ciclismo? É evitar ficar sentado, na mesma posição, durante horas! É muito mais sadio incorporar pausas, subir escadas, andar pequenas distâncias à pé — ou seja, incorporar um nível básico de movimento ao longo do seu dia — do que ficar o dia todo parado e depois se matar na academia.

Nenhuma das sociedades com alta longevidade "fazem exercício" (no sentido de parar o dia e ir fazer exercício), mas todas elas são extremamente ativas e fogem do conforto excessivo: preparam sua própria comida, andam à pé, limpam sua casa, assim por diante.

Portanto, levante, dê uma volta, dê uma boa espreguiçada, fique em pé. Utilize momentos de pausa para se mexer por um minuto: no longo prazo, a diferença para sua saúde é enorme.

7. Higienize sua esponja de louça

Se você achava que o assento do vaso sanitário seria o local com mais germes em sua casa, estudos mostraram outro item no topo da lista: a esponja de cozinha! No quesito bactérias, ela bate de lavada outos locais como a pia da cozinha, o ralo do chuveiro, e até a caixa de areia do gato.

Com sua umidade constante e textura porosa, juntamente com o contato com restos de alimentos, instala-se o ambiente perfeito para bactérias, mofo e bolor invisíveis.

Para parar a propagação de germes e higienizar sua esponja, verifique se ele está bem molhada, então coloque-a no microondas por 30 segundos, a cada poucos dias. Tenha cuidado ao remover a esponja, porque ele ainda estará quente. Para a higienização, você pode também jogar água fervente, ou deixar a esponja de molho em água com um pouco de água sanitária por alguns minutos.

Fonte: belezaesaude
Share on Google Plus

About Lello Pensador

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.