Cientistas desenvolvem perfume que cheira melhor quanto mais você suar


Cientistas da Queen’s University Belfast (Irlanda do Norte) desenvolveram o primeiro sistema de entrega de perfume que garante que a pessoa cheire melhor quanto mais ela transpirar.

Como funciona

Pesquisadores dos Laboratórios de Pesquisa em Líquidos Iônicos da universidade criaram um sistema de entrega que liberta mais aroma quando entra em contato com a umidade, o que significa que o usuário desse perfume vai cheirar melhor quando seus níveis de suor aumentarem.


Este sistema inovador utiliza a fragrância bruta de um líquido iónico (sal sob a forma de líquido) que não tem nenhum cheiro. O “líquido iônico perfumado” libera seu aroma quando entra em contato com a água, permitindo que mais cheiro seja lançado na pele de uma pessoa.

Além disso, o perfume tem a capacidade de remover os maus odores provenientes do suor. Os compostos de tiol responsáveis pelo mau cheiro do suor são atraídos para o líquido iónico, juntando-se a ele e perdendo a sua potência.

Em breve nas prateleiras?

A descoberta tem grandes possibilidades comerciais. Os pesquisadores estão trabalhando com uma empresa de desenvolvimento de perfume para criar ideias de produtos que poderiam, eventualmente, ser vendidos em lojas.

“Este é um avanço emocionante que utiliza sistemas líquidos iônicos recém-descobertos para liberar material [no caso, o perfume] de uma maneira controlada. Não só têm grande potencial comercial em cremes cosméticos e perfumes, como também pode ser usado na área da ciência, por exemplo, para a libertação lenta de certas substâncias de interesse”, disse o principal pesquisador do projeto, Dr. Nimal Gunaratne.

Fonte:  hypescience

Comentários