Google+ Você pode beber água destilada? | Curiosidades, Dicas e Humor

Você pode beber água destilada?


A destilação é um método de purificação de água. Mas a questão é: a água destilada é segura para se beber ou tão boa para você como outros tipos de água? A resposta depende de alguns fatores diferentes.


Primeiro: o que é água destilada?

A água destilada é qualquer água que tenha sido purificada a partir da destilação. Existem vários tipos de destilação, mas todos eles têm como princípio básico separar componentes de uma mistura com base nos seus diferentes pontos de ebulição. Em poucas palavras, funciona assim: a água é aquecida até seu o ponto de ebulição. Os produtos químicos que fervem a uma temperatura inferior a da água são coletados e descartados; as substâncias que permanecem num recipiente depois que a água se evapora também são descartadas.

A água que é recolhida, portanto, tem um grau de pureza maior do que o líquido inicial.

Você pode/deve beber água destilada?

Normalmente, a resposta é sim. Se a água potável é purificada a partir de técnicas de destilação, a água resultante desse processo é mais limpa e mais pura do que antes.

É uma água segura para se beber.

A desvantagem em beber esse tipo de água é que a maioria dos minerais naturais da água vai embora junto com as impurezas.

Se estes minerais são desejáveis (como, por exemplo, cálcio, magnésio, ferro), a água destilada pode ser considerada com uma qualidade inferior a da água mineral ou da água de nascente.

Por outro lado, se a água antes de passar pela destilação continha traços iniciais de compostos orgânicos tóxicos e/ou metais pesados, é melhor que você preferira beber a água destilada ao invés da água da fonte. Tudo é uma questão de referência.

Geralmente, a água que você encontra em uma mercearia foi feita a partir de água potável destilada, por isso é boa para beber. No entanto, a água destilada a partir de outras fontes pode não ser tão segura.

Por exemplo, se você pegar água de uma fonte industrial que não seria segura para beber e, em seguida, destilá-la, a água destilada resultante deste processo pode ainda conter impurezas suficientes que façam com que ela não seja segura para o consumo humano.

Outra situação que pode levar a uma água destilada impura é a utilização de equipamentos contaminados para fazer o processo de destilação. Utilizar objetos de vidro ou tubulações contaminadas em qualquer ponto do processo de destilação pode levar a introdução de substâncias químicas indesejáveis à agua.

Esta, contudo, não é uma preocupação que você deve ter com a água destilada comercial, mas pode muito bem acontecer quando você fizer a destilação em casa, por exemplo. Além disso, pode haver produtos químicos indesejáveis nos recipientes utilizados para recolher e armazenar a água.

Fonte: hypescience
Share on Google Plus

About Lello Pensador

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.