uTorrent: estaria este programa usando seu computador indevidamente?


Parece que a última atualização do uTorrent está roubando processador do seu computador para gerar lucro com um programa chamado Epic Scale. E usando sua conexão de internet.

Hoje notei uma certa lentidão no chrome para algumas atividades. Ao verificar o Monitor de Atividade do Mac notei que o uTorrent estava usando 99% do processador destinado a ele. Mesmo sem nenhum download ativo, apenas poucos uploads leves. Imediatamente desinstalei e removi o uTorrent, mesmo depois de tantos anos usando ele como meu único cliente de Torrent.

O que é o Epic Scale

Epic Scale é um programa que tem o propósito de usar computadores que estão inativos e formar uma rede global de processamento para solucionar problemas matemáticos complexos. Em efeito ele cria um supercomputador usando milhões de computadores pessoais espalhados pela internet. O único problema é que os usuários do uTorrent não foram informados deste software sendo incluído no uTorrent na última instalação.

O problema apareceu na versão 3.4.2 do uTorrent.

O Epic Scale pode ser usado tanto para resolver problemas de biologia molecular, encontrar inteligência extraterrena ou minerar Bitcoin. Mas também fará seu computador gastar mais eletricidade e, caso não esteja funcionando apenas quando você não usa o computador, deixá-lo mais lento.

As questões legais

Não há nenhum problema em gerar lucro com software livre. Os criadores do uTorrent admitem que o Epic Scale pode ser instalado exclusivamente com a permissão do usuário, durante a instalação do cliente uTorrent, no entanto não foi o que parece ter ocorrido e o que muitos outros usuários estão relatando: a instalação do Epic Scale pode ter sido silenciosa, sem a autorização dos usuários.

Segundo a empresa é possível que que estes usuários tenham aceitado a oferta por acidente e instalado o software. Talvez eu tenha feito isto já que a tela da oferta é extremamente similar a uma etapa comum de instalação:


Esta é a instalação na versão para Mac. A instalação para Windows parece infinitamente mais complicada e ainda menos transparente.

Talvez o problema seja apenas falta de transparência. A tela poderia deixar claro que é uma instalação de software adicional para não confundir o usuário a aceitar uma instalação adicional sem que tenha interesse. Desta vez eu tenho certeza que recusei e me parece que o uTorrent está se comportando bem até o momento. 

Fonte: hypescience

Comentários