Cultura Alemã: Árvore de Páscoa com 80 mil ovos é atração em Pomerode


Começa nesta quinta-feira (5), em Pomerode, no Vale do Itajaí, a 7ª edição da Osterfest, festival de Páscoa que reúne tradições germânicas no Centro Cultural da cidade, considerada a mais alemã do Brasil.

Entre as principais atrações está a osterbaum, uma árvore gigante, com 15 metros de altura, feita com galhos secos e 80 mil ovos de plástico coloridos.


Segundo Rejane Koch Goede, da Associação Visite Pomerode (Avip), a organização do evento documentou toda a confecção, com a expectativa de que o Guinness a reconheça como a maior árvore de Páscoa do mundo.


“Na Alemanha, em 2009, há o registro de uma árvore com 76 mil ovos”, conta Rejane, lembrando que a confecção da árvore de Pomerode envolveu 60 voluntários.

“Nos últimos dias, em meio aos protestos de caminhoneiros, decidimos que esse seria um protesto do bem”, diz Rejane.

Os 80 mil ovos foram ligados por meio de correntes de arame. Os ornamentos foram colocados com a árvore deitada. Depois, um guindaste foi usado para erguê-la. A atração equivale a um prédio de quatro andares.

Quem quiser montar sua própria osterbaum em casa pode participar de um concurso. Moradores de Pomerode e pessoas de qualquer parte do Brasil podem enviar fotos pela fanpage de uma rede social da organização do evento. Os autores das imagens mais curtidas serão premiadas como cestas-surpresas.

Outras atrações

Além de apreciar a árvore de Páscoa, os visitantes poderão ver a ponte da cidade ‘vestida’ com crochê – trabalho da designer Marie Castro, de São Paulo.

Outra atração é a minifazenda, com animais como coelhos e cavalos pintados com tintas especiais para o festival. No dia 28 de março, a partir das 9h, haverá caça aos ovos para pais e filhos, com saída da Praça Jorge Lacerda e chegada no Centro Cultural.

Nos fins de semana, as crianças também poderão participar de oficinas de bolachas decoradas, cupcakes, pratos, coelhos de madeira e dobradura de toalhas. As inscrições variam de R$ 5 a R$ 20.

Já a oficina para pintura de casquinhas de ovos naturais é gratuita, de quinta a domingo. Aos sábados, a partir das 16h, haverá apresentações de grupos folclóricos e bandas típicas.

O festival ocorre no Centro Cultural da cidade, na Rua Hermann Weege, número 111, no Centro de Pomerode. O evento ocorre sempre de quinta a domingo, das 10h às 18h, e vai até o dia 5 de abril. Mais informações estão no site da Associação Visite Pomerode.

Fonte: g1.globo.com

Comentários