Desde que este perfil no Tumblr postou esta foto na tarde de ontem, a internet inteira tem se feito esta pergunta. Qual é a cor do vestido para você? Preto e azul? Branco e dourado? Ou outras variações malucas, como azul e dourado? Ou todas as opções anteriores?
Mas como é possível que nós enxerguemos cores diferentes? Assim como a viralização dessa imagem foi super rápida, a produção de teorias também. A explicação provavelmente tem algo a ver com os dois tipos diferentes de células que detectam a luz em nossos olhos.
Nossa retina é composta de bastonetes e cones. Bastonetes são mais sensíveis à luz, mas enxergam as formas e não a cor. Cones são sensíveis à cor, mas menos sensíveis à luz – ou seja, em ambiente escuro, você está vendo mais com bastonetes do que cones. Você tem três tamanhos de cones, do azul (menor) ao vermelho (maior).
Se o vestido aparece como azul e preto ou branco e dourado, depende se o seu olho tem mais bastonetes ou cones, e também das condições de iluminação ambiente da sala. Diferentes pessoas têm diferentes equilíbrios de cones e bastonetes, ou seja, as pessoas vêem cores diferentes.
Nós detectamos a cor usando um pigmento chamado rodopsina, que é muito sensível à luz fraca, mas é branqueado e destruído por níveis mais elevados de luz, e leva cerca de 45 minutos para se reconstruir (os olhos levam tempo para se adaptar à noite, em outras palavras). Basicamente, se você olhar para o vestido em condições de luz brilhante, então fique por meia hora em uma sala escura e volte. O vestido vai, muito provavelmente, mudar de cor.
Mais ainda do que qualquer outra coisa, no entanto, isso provavelmente tem a ver com as diferenças individuais na percepção das cores. Se você já se envolveu com a fotografia, você provavelmente já se deparou com o conceito de balanço de branco – a câmera tentando corrigir o viés cromático das condições de iluminação. Seu cérebro faz seu próprio balanço de branco automaticamente, o que significa que você está ignorando a tonalidade azul, o que o torna branco e dourado, ou ignorando o tom amarelo, o que o torna azul e preto.
Os internautas – sempre eles – já descobriram que o vestido original é realmente azul e preto. Mas não precisa bater a cabeça na parede se você está vendo branco e dourado: uma breve investigação no Photoshop da imagem que tem causado a destruição de famílias mostra as cores, mais ou menos, sendo um azul pálido e um ouro lamacento.
Fonte: hypescience
Comentários
Postar um comentário