O novo café com manteiga e óleo é mesmo a maravilha que dizem que ele é?


Muitas pesquisas têm mostrado benefícios do café e, embora haja controvérsias, ele tem crescido no gosto popular como “bebida milagrosa”.

Em mais um capítulo dessa novela, aparecem os ativistas do Café Bulletproof ou Café À Prova de Balas (“Bulletproof Coffee”, no original), uma criação do empresário de tecnologia e biohacker Dave Asprey.

A receita é inspirada em um chá de manteiga de iaque que Asprey achou restaurador durante uma caminhada no Tibet. Ele, então, criou sua própria bebida, com grãos de café pouco mofados (secos), pelo menos duas colheres de manteiga sem sal (de preferência manteiga orgânica, aquela que vem de animais que comem grama em vez de soja ou milho, uma vez que é mais rica em ômega 3 e vitaminas) e de uma a duas colheres de óleo rico em triglicéridos de cadeia média (TCM), um tipo de gordura facilmente digerível.

Asprey afirma que consumir uma xícara desse café pela manhã (que contém mais de 450 calorias), em vez de tomar o usual café da manhã, é ideal, pois suprime a fome, promove a perda de peso e proporciona clareza mental.

Será?

Joan Salge Blake, professora de nutrição da Universidade de Boston (EUA), é muito cética em relação a essas afirmações, uma vez que a bebida não possui carboidratos, estes sim alimentos bons para o cérebro.

Por outro lado, muitos famosos estão endossando o produto, inclusive atletas da NBA, cantores, atores e outros empresários.

Blake acha que a bebida é apenas um triunfo de marketing, comparando-a com a antiga dieta da toranja, que não fazia ninguém magicamente perder quilos, mas que levou ao aumento do consumo de toranja.

“As pessoas escolhem alimentos pelo gosto. Se as pessoas apreciarem o sabor do café preparado desta forma, continuarão a consumi-lo. Se tem efeitos de longo prazo sobre a gestão de peso, é preciso provar isso ainda”, argumenta.

Os poréms

Asprey postou a receita pela primeira vez em seu site em 2009 e logo começou a vender ingredientes criativamente intitulados para fabricá-la, como seu próprio óleo TCM, grãos de café com pouco mofo, além de suplementos que ajudam a crescer novas mitocôndrias (supostamente). Como suplementos não exigem aprovação da Administração de Drogas e Alimentos dos EUA, Asprey colocou um aviso legal em seu site informando de que as suas declarações não foram avaliadas pela agência.

E, se fossem avaliadas, não sabemos se seriam consideradas verdadeiras. Inclusive, alguns perigos podem estar envolvidos com o tal do Café Bulletproof. Por exemplo, o óleo TCM costumava ser dado a pacientes de hospital com falta de enzimas para digerir gordura. Algumas pessoas, como o chef Seamus Mullen, acham que consumir muito dele pode destruir o aparelho digestivo. Apesar de achar que as pessoas devem pegar leve com o TCM, Mullen é um entusiasta do café bizarro.

Também, médicos como o Dr. Frank Lipman, apesar de recomendar o produto a pessoas que precisam energia, advertem que a bebida não é nutritiva porque carece de muita proteína e de variedade de vitaminas ou minerais.

Fonte:  hypescience

Comentários