Máscara de Tutancâmon foi irreversivelmente danificada


A Máscara de Tutancâmon, utilizada em seu enterro, é um dos mais famosos do Antigo Egito, e acaba de ter sido irreversivelmente danificada. E não foi porque ele estava se revirando na tumba, não. A relíquia arqueológica, que é considerada a mais famosa do mundo, foi derrubada durante uma tentativa fracassa de limpeza.


Emenda pior que o soneto

Pode ficar pior? Pode. Porque depois de ser derrubada, aquela barba trançada azul e o ouro na máscara de enterro do Rei Tut foi colada “às pressas” com um adesivo inadequado, danificando o item ainda mais.

Sim, essa história está toda errada.

Como a Associated Press, que é uma agência de notícias americana que possivelmente é a mais antiga e maior do mundo, está relatando, parece que aquela famosa barbicha foi rapidamente colada de volta “no lugar” por curadores do Museu Egípcio, que fica no Cairo, com epóxi, um “material de irreversível” que é completamente inadequado para um esforço de restauração desta importância. Estão de parabéns. #SóQueNão

Depois que a confusão estava toda feita, os conservadores do museu vieram a público contar da lambança para todo mundo. Mas, apesar de obviamente muito frustrante, essa história não está totalmente bem contada.

Versões conflitantes

Primeiro que ainda não ficou claro quando exatamente esse incidente aconteceu. Ou se a icônica barba foi mesmo derrubada acidentalmente, ou se foi removida porque estava solta.Os três dos curadores do museu estão contando histórias diferentes.

O que sabemos, no entanto, é que os curadores receberam uma ordem “de cima” para remendar rapidamente a máscara, e que foi nesse momento de pressa/pânico que o epoxy foi usado. Todos os três curadores se recusaram a dar seu nome por medo de represálias profissionais. Não julgo.

A partir do relatório da Associated Press, ficamos sabendo uma outra versão, que diz que “a máscara deve ter sido levada para o laboratório de conservação”, mas como eles estavam com pressa para obtê-lo de volta, teriam acelerado o processo e usado essa secagem rápida com um material irreversível.

E agora, com que cara o Rei Tutancâmon fica?

O conservador disse que a máscara agora mostra uma lacuna entre o rosto e a barba, enquanto que antes essas partes estavam diretamente ligadas: “agora você pode ver uma camada de amarelo transparente”, descreve.

Mas a história fica pior AINDA.

Parece que os curadores, inadvertidamente, colocaram epóxi também sobre a face da máscara – e eles usaram uma espátula na tentativa de tirá-lo, prejudicando ainda mais relíquia. =O

Outro conservador do museu, que estava presente no momento da reparação, disse que o epóxi usado tinha secado sobre a face da máscara do rei e que um colega usou uma espátula para removê-lo, deixando arranhões. O primeiro conservador, que inspeciona o artefato regularmente, confirmou os arranhões e disse que era claro que eles tinham sido feitos por uma ferramenta usada para raspar o epóxi.

O Ministério de Antiguidades do Egito e a administração do museu não estão respondendo às perguntas da mídia internacional, mas um dos conservadores garantiu que uma investigação está em andamento.

Fonte: hypescience

Comentários