Gatos aliviam o estresse de escritório no Japão


Quando você vive em uma cidade apertada como Tóquio, possuir um animal de estimação é um luxo muito difícil de bancar. Os apartamentos geralmente têm rigorosas políticas contra a presença de animais de estimação, e a única maneira que moradores da metrópole japonesa podem brincar com alguns bichinhos é visitando cafés que possuem gatos de estimação.


Bom, agora não mais a única. Uma empresa no Japão surgiu com uma solução tanto para aumentar o contato com os bichanos quanto para melhorar a produtividade. Eles estão trazendo a experiência calmante dos cafés com gatos para dentro do escritório.


A ideia é da Ferray Corporation, uma empresa de soluções de internet que lida principalmente com a construção de páginas da web, desenvolvimento de aplicativos e outros trabalhos de TI. A empresa possui nove gatos resgatados que estão autorizados a percorrer o escritório o dia todo, dormir, causar problemas adoráveis como só os gatos conseguem e, geralmente, ser pequenas bolas peludas de alívio de estresse.



Agora imagine estes pequenos escaladores em um ambiente de trabalho. Aparentemente, eles acidentalmente desligam computadores, mastigam cabos de internet, riscam as paredes, rasgam papéis e, claro, atrapalham a digitação caminhando pelos teclados. Quando os clientes aparecem, os gatos têm o mau hábito de explorar as suas malas ao caírem dentro delas, além de encontrarem nas mesas de reunião camas perfeitas.

Ainda assim, os funcionários dizem que, apesar de alguns pequenos aborrecimentos, os gatos têm sido um enorme ponto positivo. A comunicação aumentou drasticamente, já que os gatos são um tema que une os empregados, e o estresse de todos também está menor. É basicamente impossível ficar chateado quando há um gato nas proximidades, mastigando um brinquedo ou perseguindo um laser.


E as políticas pró-animal de estimação da empresa não terminam por aí. Todo dia é dia de trazer o seu animal de estimação ao trabalho. Os funcionários são incentivados a trazer os seus próprios animais de estimação. Se eles não têm um, então a empresa paga uma quantia de ¥ 5.000 (aproximadamente R$ 112) por mês como um “bônus gato”, para qualquer um que adote um gato que precisa de um lar.

Por mais louco que possa parecer, a Ferray não está sozinha em suas políticas de estimação. A Mars Japan Limited, especializada em suprimentos para animais, também incentiva seus funcionários a trazer seus animais de estimação para o trabalho. Outras empresas oferecem benefícios como tratar a morte de animais de estimação da mesma forma que a morte de um membro da família dos trabalhadores, dando-lhes um tempo de folga, bônus salarial pela perda e serviços funerários.




Se este tipo de condições de trabalho soam boas para você, então você está com sorte. A Ferray diz que a qualidade mais importante que eles procuram em novas contratações é o amor por felinos. Eles pedem que você tenha um nível mínimo de habilidade e experiência também, mas sempre priorizam os amantes de animais sobre qualquer outra pessoa.


Para aqueles que não têm a chance de trabalhar lá, o Twitter dos gatos da Ferray mostra quase diariamente as fotos dos nove gatos que divertem o escritório da empresa. Você pode seguir o perfil, ver as imagens durante o expediente e fingir que o seu ambiente de trabalho é tão incrível quanto. 

Fonte: hypescience

Comentários