Google+ Veja a maior usina de energia solar do mundo em funcionamento | Curiosidades, Dicas e Humor

Veja a maior usina de energia solar do mundo em funcionamento


Instalada em San Luis Obispo, na Califórnia (EUA), encontra-se a planta de produção de energia elétrica Topaz. Depois que seu último módulo de 40 MW foi completado, ela se tornou a maior planta de produção de energia elétrica usando fotocélulas do mundo.


A capacidade total deste monstro elétrico é de 550 MW. Ele possui 9 milhões de painéis solares distribuídos em uma área de 24,6 km², pouco menos que 3.450 campos de futebol. Construir uma usina solar destas não sai barato: a Topaz custou US$ 2,5 bilhões (cerca de R$ 6,414 bilhões).

A Topaz foi instalada em uma região desértica. Fatores como o uso da terra ao redor da usina, insolação que ela recebe e proximidade de linhas de distribuição de energia elétrica foram levados em consideração na instalação.

Outro detalhe interessante é que a Topaz foi completada antes do prazo. Ela deveria começar a funcionar apenas no próximo ano, mas a construção acabou sendo mais rápida, permitindo que o projeto fosse completado este ano.

Mas a Topaz não será a maior usina de energia solar por muito tempo. Em breve, espera-se que a Solar Star comece a produzir 579 MW de energia elétrica. Ainda não é uma Itaipu (14.000 MW de potência instalada), mas não deixa de ser impressionante para a tão sonhada tecnologia solar. 









Fonte: hypescience
Share on Google Plus

About Lello Pensador

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.