Google+ Davi e Salomão: figuras bíblicas podem ter sido reais, revelam achados arqueológicos | Curiosidades, Dicas e Humor

Davi e Salomão: figuras bíblicas podem ter sido reais, revelam achados arqueológicos


A existência ou não dos reis Davi e Salomão até agora não podia ser provada. Muitos pesquisadores achavam que eles eram apenas figuras míticas, uma vez que seus reinos não existiam na região durante a Idade do Ferro, quando a Bíblia dizia que supostamente ocorreram.

No entanto, uma nova descoberta no sul de Israel sugere que a história bíblica pode ser verdadeira. Por enquanto, só ficou provado que havia mais complexidade política na região no século 10 aC do que se pensava anteriormente.

Em um local antigo chamado Khirbert Summeily, uma escavação liderada pelo arqueólogo James Hardin, da Universidade Estadual de Mississippi (EUA), encontrou seis objetos redondos de argila, usados com corda para selar documentos oficiais.

Dois dos artefatos ainda possuem impressões parciais sobre eles, semelhantes aos selos de cera que seriam utilizados em períodos posteriores.

Khirbert Summeily é muito bem localizado, em uma área de fronteira entre os redutos de Judá e Philistia. Durante muito tempo, foi considerado apenas um local agrícola da Idade do Ferro.

No entanto, o fato de que estes selos eram de documentos escritos mostra que esse local tinha um nível muito além de subsistência. “Havia atividades ou políticas ou administrativas acontecendo em um nível muito além daquelas típicas de uma fazenda rural”, explica Hardin. “Nossos resultados preliminares indicam que este local era integrado em uma entidade política que é caracterizada por atividades de elite, o que sugere que um estado já estava sendo formado no século 10 aC”.

Os artefatos não têm qualquer escrito ou símbolo que indiquem que um rei Davi ou Salamão governava a região, mas a descoberta tem o potencial de apoiar os arqueólogos e estudiosos que acreditam que eles foram figuras reais ou históricas. No mínimo, o achado ilude a governantes que viveram ali durante o período narrado na Bíblia.

“Estudos têm sugerido que o povo de Khirbet Summeily era agrícola, mas ao longo dos últimos anos temos lentamente percebido que os seres humanos raramente cultivavam nesta região. Era um pasto. Pastores cuidavam de ovinos e caprinos sob proteção de seu governo. A descoberta dos objetos de argila apoia fortemente a nossa ideia de que Khirbet Summeily era uma instalação governamental”, disse Jeff Blakely, professor de arqueologia bíblica na Universidade de Wisconsin-Madison (EUA). 

Share on Google Plus

About Lello Pensador

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.