Google+ Conheça o tipo de personalidade ligado a sucesso e felicidade | Curiosidades, Dicas e Humor

Conheça o tipo de personalidade ligado a sucesso e felicidade


Que tipo de pessoa você é? Daquelas que veem o copo meio cheio ou meio vazio? Ou um pouco de cada?

Segundo uma nova pesquisa, existe um tipo de personalidade caracterizada pelos chamados otimistas realistas, que combinam a perspectiva positiva de otimistas com o olhar negativo dos pessimistas. A pesquisadora de psicologia organizacional da Universidade Nacional de Taiwan Sophia Chou conta que estes otimistas realistas podem obter o melhor dos dois mundos: com seu realismo, podem ser melhores em questões objetivas, como no trabalho, mas não ficam atolados pela infelicidade.

Otimistas e pessimistas

Pesquisas anteriores demonstraram que os otimistas valorizam pensamentos que os fazem se sentir bem sobre si mesmos, enquanto os pessimistas têm uma visão mais verdadeira de si mesmos. Este olhar pode ser ruim para os pessimistas. “Eles tendem a ser mais propensos à depressão”, conta Chou.

Durante seu trabalho, Chou começou a perceber que havia algumas pessoas que eram otimistas e realistas, e que elas tendiam a ser muito bem sucedidas. Sendo assim, fez um estudo em que realizou exames de personalidade em cerca de 200 estudantes universitários e de pós-graduação em Taiwan.

As pesquisas testaram quantas “ilusões positivas” os alunos tinham, bem como se eles estavam mais motivados pelo auto-aperfeiçoamento ou pela realidade.

Os otimistas foram classificados em dois campos: os realistas e os idealistas. “Otimistas realistas tendem a escolher precisão sobre auto-aperfeiçoamento, enquanto os otimistas não realistas escolhem o auto-aprimoramento”, disse Chou.

Curiosamente, os otimistas realistas também têm melhores notas, em média, do que seus pares – provavelmente porque não se iludem em pensar que mesmo não estudando podem ir bem. Tradicionalmente, uma visão mais realista é emparelhada com pior bem-estar e maior depressão, mas os otimistas realistas conseguem ser felizes. Para entender o porquê, ela cavou mais fundo nas avaliações de personalidade.

Chou descobriu que os otimistas realistas acreditavam que tinham mais autocontrole, bem como controle sobre suas relações interpessoais. “Toda vez que eles enfrentam um problema ou desafio, não pensam: ‘Eu não tenho escolha e isso é a única coisa que posso fazer’. Eles são criativos, criam um plano A, um plano B e um plano C”, explica Chou. Isso lhes permite ficar alegre e otimista sobre o futuro, mesmo que reconheçam os desafios do presente.

Ser um otimista realista tem uma desvantagem, no entanto: eles são mais propensos à ansiedade do que seus pares completamente irrealistas. Isso ocorre provavelmente porque reconhecem a possibilidade de fracasso, enquanto os seus homólogos usam ilusões positivas para aliviar sua ansiedade, disse Chou.

“Os resultados sugerem que os otimistas realistas e irrealistas pode realmente ter diferentes tipos de personalidade. Para cultivar uma visão cor de rosa, mas realista, as pessoas devem manter uma visão clara da realidade, mas enfatizar o que eles podem controlar na maioria das situações”, resume.

Fonte: hypescience
Share on Google Plus

About Lello Pensador

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.