Google+ A maneira como esta menina foi sepultada indica que tinham muito medo dela | Curiosidades, Dicas e Humor

A maneira como esta menina foi sepultada indica que tinham muito medo dela


A forma como uma pessoa é enterrada por sua comunidade diz muito sobre como os outros achavam que ela vivia a sua vida. Por essa razão, costumes funerários são muitas vezes utilizados pelos antropólogos para obter uma melhor compreensão de como as civilizações antigas e as várias comunidades dentro delas funcionavam. Mesmo hoje em dia, ainda existem laços tão fortes entre a religião de uma pessoa em vida e os costumes de sepultamento que a segue na morte, os aliens antropólogos que, um dia, irão nos estudar sem dúvida vão apreciar o esforço.


Felizmente para nós, envergonhar uma pessoa na morte ou tomar medidas contra a possível retaliações sobrenaturais é muito menos comum agora do que foi durante grande parte da história da humanidade. Um exemplo interessante disso é o raro “enterro de bruços”, no qual o crânio da pessoa falecida é posicionado virado para baixo em seu túmulo. O caso mais antigo conhecido do enterro de bruços foi encontrado na República Tcheca e data de 26 mil anos atrás. O mais recente foi encontrado em um túmulo da Primeira Guerra Mundial desenterrado na Bélgica.

Agora os arqueólogos encontraram um novo exemplo deste processo – uma menina de 13 anos de idade, na Itália, foi enterrada com a face para baixo em uma cova de frente para o que antes era uma igreja. Restos da menina ainda precisam ser datados em carbono, mas é estimado que ela tenha vivido em algum momento entre a Antiguidade Tardia e início da Idade Média – entre 400 e 1000 d.C.

A adolescente foi escavada por uma equipe do Instituto Pontifício de Arqueologia Cristã no Vaticano, na Itália, e o local em que ela foi encontrada em fica na região costeira da Ligúria Riviera. Graças ao seu funeral, ela foi apelidada de a “menina da bruxa” pelos meios de comunicação italianos e antropólogos sugerem que a comunidade tinha medo dela mesmo depois de sua morte devido a algum tipo de crença sobrenatural.

“Esses enterros raros são explicados como um ato de punição. O que os mortos fizeram em vida não foi aceito pela comunidade”, explica o diretor da escavação, Stefano Roascio.
No passado, várias medidas poderiam ser tomadas para garantir que os cadáveres continuassem mortos. Dentre eles, colocar um tijolo na boca do crânio e pregar os ossos no chão. Ainda esta semana, um “túmulo de vampiro” foi desenterrado na Bulgária contendo um esqueleto com uma estaca de ferro atravessada no seu coração.

Antropólogos sugerem que quando o crânio de um cadáver é virado para baixo em sua sepultura significa que a comunidade não só queria humilhar a pessoa, mas também tornar mais difícil que ela ressuscitasse. “Em particular, o enterro de bruços era ligado à crença de que a alma deixava o corpo através da boca. Enterrar os mortos com a face para baixo era uma maneira de impedir a alma que a impura ameaçasse os vivos”, afirma a antropóloga Elena Dellù do Instituto de Arqueologia da Itália.

Em alguns casos, vítimaa deste tratamento eram enterradas enquanto ainda estavam vivas, acrescenta Elena, mas ela diz que este não era o caso da adolescente, já que seus ossos não mostram sinais de uma luta. Eles também sugerem que, apesar de muito provavelmente ter sido agredida em vida, ela não sofreu uma morte violenta. Entretanto, há indícios que sugerem que ela sofria de uma desordem genética do sangue ou era severamente deficiente em ferro, o que pode ter causado hematomas – contusões terríveis – e desmaios regulares, o que poderia ter assustado a comunidade.

A presença de ferimentos esponjosos no tecido ósseo – hiperostoses poróticas – no crânio e nos olhos indicam uma anemia grave. “Uma datação precisa do esqueleto e pesquisas futuras de enterros semelhantes podem ajudar a encontrar mais pistas”, Roascio acrescenta.

Fonte: hypescience
Share on Google Plus

About Lello Pensador

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.