Google+ Um ingrediente comum nos sabonetes pode causar doença hepática | Curiosidades, Dicas e Humor

Um ingrediente comum nos sabonetes pode causar doença hepática


Triclosan é um agente antimicrobiano comumente encontrado em sabonetes, xampus, cremes dentais e outros itens domésticos.


Apesar do seu uso generalizado, uma nova pesquisa da Universidade da Califórnia em San Diego (EUA) concluiu que a exposição a longo prazo a esse produto químico pode ter consequências potencialmente graves.

O uso prolongado de triclosan pode provocar fibrose hepática e câncer, como aconteceu com ratos de laboratório. Eles ficaram sujeitos às doenças através de mecanismos moleculares que também são relevantes em humanos.

“Há um risco muito real de toxicidade do fígado para as pessoas, como acontece em ratos, especialmente quando [o triclosan é] combinado com outros compostos com ação semelhante”, disse Robert H. Tukey, que liderou o estudo, juntamente com Bruce D. Hammock, professor da Universidade da Califórnia em Davis.

Como o composto atrapalha a saúde

Na pesquisa, o composto comprometeu a função hepática em ratos. Os animais expostos ao triclosan durante seis meses (aproximadamente 18 anos humanos) foram mais susceptíveis a tumores do fígado induzidos por químicos. Os tumores eram também maiores e mais frequentes do que em ratos não expostos à substância.

O estudo sugere que o triclosan pode causar danos por interferir com o receptor androstano constitutivo, uma proteína responsável pela desintoxicação de produtos químicos do corpo.

Para compensar esse estresse, as células do fígado se proliferam e ficam fibróticas ao longo do tempo. Exposição repetida ao triclosan e fibrose hepática contínua eventualmente levam a formação de tumores.

Triclosan é talvez o antibacteriano mais onipresente nos produtos de cuidados e limpeza. Segundo os pesquisadores, poderíamos reduzir o uso desse composto em produtos onde ele aparece em altas quantidades e oferece pouco benefício, como em sabonetes líquidos. Porém, poderíamos continuar usando a substância em produtos onde ela aparece em menor quantidade e seu valor para a saúde é maior, como em cremes dentais. 

Fonte: hypescience
Share on Google Plus

About Lello Pensador

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.