O que era para ser uma pesquisa arqueológica normal para a construção de um túnel submarino no sul da Dinamarca acabou se tornando o dia de uma grande descoberta. Um machado de 5500 anos de idade, com cabo de madeira, foi encontrado INTACTO.
O machado foi encontrado enterrado em uma camada de argila que preservou a madeira ao longo dos milênios, esclarecem os arqueólogos do Museu Lolland-Falster. Søren Anker Sørensen, um dos arqueólogos do museu, disse em um comunicado que a escavação descobriu também uma pá, dois arcos e 14 poços de machado, encravados na terra como parte de um a ritual de oferta realizado à beira do mar durante a Idade da Pedra.
O machado não estava sozinho
E isso foi uma pista de que os arqueólogos tinham encontrado alo realmente muito especial.
O museu disse que a descoberta mostrou a importância da costa para rituais de oferendas durante a Idade da Pedra. O local onde o machado foi encontrado fica a leste da Rodbyhavn, um porto de balsa no litoral sul de Lolland, a mais meridional das grandes ilhas da Dinamarca. O novo túnel para trens e automóveis iria fornecer um acesso mais rápido da Alemanha para Lolland e para outras partes da Dinamarca e da Suécia. E quem sabe pode render algumas outras descobertas arqueológicas.
Fonte: hypescience
Comentários
Postar um comentário