Como fazer uma rosa arco-íris


Um buquê de rosas já é um presente muito romântico para você dar para sua(eu) namorada(o). O que dizer de uma dúzia de rosas coloridas como o arco-íris? E o melhor de tudo: as flores são reais, apenas artificialmente coloridas para adquirirem a coloração desejada.


Você não vai acreditar em seus olhos depois de observar as imagens dessas lindas e curiosas flores. Quase que automaticamente você vai se perguntar: “Como eles fizeram isso?”. Não se trata de um fruto da engenharia genética, nem nada relacionado com o cruzamento dos diferentes tipos de rosa. A boa notícia é que você mesmo pode cultivar alguns exemplares dessas rosas multicoloridas em seu próprio quintal.


Fazer uma rosa multicolorida é um processo simples, que produz resultados incríveis. Você pode colorir as flores usando o sistema de transporte presente nas plantas vasculares. Os tubos do xilema (lembra-se de ter estudado sobre ele na escola?) do tronco das rosas sugam a água e as envia para as folhas e as pétalas das flores que estão lá no topo.

Se a haste de uma rosa está submersa em água colorida, a flor vai bombear a água dessa cor para as demais partes da flor. Nas pétalas, a água evapora, mas as partículas de cor permanecem lá, de forma que são armazenadas nas pétalas. Uma vez que a camada externa das pétalas de uma rosa branca é transparente, ela permite que a cor absorvida pela rosa devido ao líquido colorido no qual ela está colocada se manifeste. Entendeu os conceitos da física (e da botânica) por trás do truque?

Agora, vamos à prática. Se você mergulhar o caule em cores diferentes, elas acabarão se misturando, e você não terá belas pétalas multicoloridas como as mostradas aqui nesta página. A solução do problema é a divisão. Se você cortar a parte de baixo da haste da flor e colocar cada parte em uma cor diferente, você conseguirá obter uma flor multicolorida.


Parece complicado, mas separar a tarefa por partes deixa o trabalho mais simples. Acompanhe nosso guia passo a passo:

  1. Corte uma rosa branca perfeita de seu jardim (ou compre uma) com uma haste de 20 a 22 centímetros.
  2. Você precisará de corantes solúveis em água. Escolha quatro tonalidades, que devem ser muito diferentes uma das outras. Por exemplo, não selecione azul e anil. Da mesma forma, não queira utilizar tanto o laranja quanto o vermelho. Algumas combinações que dão certa são vermelho, azul, verde e amarelo, assim como roxo, vermelho, azul e amarelo ou mesmo amarelo, roxo, azul e cinza.
  3. Encha de água quatro xícaras ou quatro copos. Adicione os corantes – cada um em um copo ou uma xícara diferentes – aos recipientes e mexa bem. Adicione as gotas dos corantes até que a água adquira uma tonalidade forte. Ao final deste processo, você terá quatro recipientes com quatro soluções de cores diferentes.
  4. Corte e divida a extremidade final da haste – a parte de baixo. Use uma faca ou um estilete afiado para fazer um corte longitudinal de até 15 centímetros de comprimento.
  5. As quatro extremidades que resultaram da divisão do tronco da rosa agora devem ser posicionadas em um dos quatro copos de cores diferentes. Tome cuidado para que a haste, mesmo dividida, permaneça ereta. Se não for possível, dê um suporte à flor – qualquer palitinho comprido o suficiente basta.
  6. Espere por 24 horas e você verá a mágica. Observe a incrível transformação pela qual sua simples rosa branca passou em apenas um dia. Agora, ela está pronta para ser retirada dos copos com corante. Utilize um pedaço de fita adesiva para unir novamente as extremidades da haste.

Apesar da simplicidade do processo, existem alguns pontos a serem observados, que podem ajudá-lo a não fracassar seu experimento:

  • Selecione apenas rosas brancas, não escolha as tradicionais flores vermelhas ou de qualquer outra cor.
  • Os corantes utilizados devem ser solúveis em água.
  • O truque não dará certo se os corantes não estiverem muito bem misturados com a água. Agite bem para que a água adquira uma tonalidade forte.
  • O processo de corte e divisão da haste da rosa deve ser feito com muita atenção. Cuidado com os dedos.
  • Mantenha seu experimento longe da luz solar direta. Em contato com o sol, a rosa pode secar e, assim, suas pétalas cairão com o mais leve toque.

Seguindo os passos do guia e tomando cuidado com as dicas acima, você poderá produzir quantas rosas multicoloridas desejar. Boa sorte!

Fonte: hypescience

Comentários