Biomassa de banana verde, funciona mesmo?


A biomassa de banana verde virou moda. Muitos nutricionistas estão indicando a biomassa na dieta, mas será que essa fama toda da biomassa faz jus? Será que realmente emagrece?

A biomassa é de fato um excelente alimento. Além de que, se você estiver comendo a biomassa, você provavelmente estará deixando de comer algo bem pior, como por exemplo uma bolacha recheada. De acordo com seu estilo de vida e alimentação, realmente dá para emagrecer uns quilinhos.


A grande vantagem da biomassa de banana verde é que ela não tem gosto e pode ser adicionada a muitas coisas. Além disso, por não conter glúten, é uma boa opção para quem tem doença celíaca e precisa de substituições.

A biomassa controla as taxas de açúcar no sangue, garante a saciedade e regula o intestino. Além disso, possui fibras, carboidratos, vitaminas A e C, sais minerais, magnésio e potássio.

A biomassa de bananas verdes cozidas, colocada na dieta, equilibra a flora intestinal, controla os níveis de glicose e ainda proporciona uma sensação de saciedade. Tudo isso faz com que você acaba comendo menos e consequentemente perder peso.

Além de tudo isso, a biomassa é muito rica em amido, que tem o poder de reduzir o colesterol e, ao mesmo tempo em que alimenta, retardar a absorção de açúcar pelo organismo.


O preparado também se demonstra ser bastante eficaz no controle da glicose do sangue e, como consequência, no controle do diabetes. Entre outros benefícios, também previne o desenvolvimento de doenças do coração e do câncer de intestino.

A biomassa também é capaz de melhorar a flora intestinal, o que facilita a absorção de vitaminas e minerais e, consequentemente, aumenta a produção da serotonina, o “hormônio da felicidade”. O triptofano é o precursor da serotonina, que é um neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar. Isso diminui a ansiedade e a compulsão pela comida.

Quando verde, a banana é rica em vitaminas e sais minerais (A, B1, B2, fósforo, magnésio, potássio, sódio, zinco, cálcio, que são predominantemente alcalinizantes e atuam como elementos energizantes e neutralizadores de ácidos do estômago.

Como Fazer a Biomassa de Banana Verde

Ingredientes:
  • Cerca de meia panela de água (a quantidade suficiente para cobrir as bananas)
  • 12 bananas verdes (preferir orgânicas). Tem que ser a banana imediatamente colhida, não adianta comprar banana verde no mercado, tem que conseguir com o produtor, ou no máximo com distribuidoras.

Material utilizado: panela de pressão, liquidificador, garfo, fôrma para gelo e pote de vidro.


Preparo: lave as bananas verdes sem tirar o cabo da fruta. Encha a panela de pressão com metade de água e leve ao fogo para esquentar. Quando a água estiver borbulhando, coloque as bananas e tampe a panela. Espere chiar por 10 minutos e deixe a pressão passar naturalmente.


Depois disso, escorra a água da panela e tenha muito cuidado ao abrir as bananas, para não se queimar. Se preferir, utilize um garfo. Coloque a polpa da fruta — sem as cascas — para bater no liquidificador (pode ser necessário um pouco de água quente). Coloque a mistura em fôrmas de gelo e a outra metade em um pote de vidro, por até 7 dias.

Como descongela a Biomassa?
  1. Coloque a biomassa congelada por 9 minutos na regulagem "descongelar" do microondas. Na ausência de microondas, descongele-a à temperatura ambiente, e depois leve-a ao fogo com a água do descongelamento mais 1 xícara (café) de água. Mexa a biomassa sem parar até que desmanche totalmente.Se quiser apurar o ponto, deixe-a ferver mais, mexendo sem parar.
  2. Ponha a biomassa em uma vasilha refratária junto com 1 xícara (café) de água e volte com ela ao microondas, na potência alta, por 2 minutos.
  3. Se já descongelou e aqueceu bem, está no ponto certo. Senão torne a ligar o microondas na potência alta por mais 2 minutos, e assim sucessivamente, até que a biomassa esteja descongelada e bem quente.
  4. Só nessas condições poderá ser levada ao liquidificador com 1 xícara (café) de água fervente, ou então ao processamento sem a água, até virar uma pasta homogênea. É interessante bater bem quente. Se quiser encorpar mais ainda, volte com ela ao fogo até engrossar no ponto desejado.
Modo de utilização: batido em vitaminas, sucos, caldo de feijão, sopa, patês, massa de pão e bolo, tortas, biscoitos, inclusive na comida.

Onde Comprar Biomassa de Banana Verde?

Se você quer experimentar os benefícios da biomassa e busca uma solução pronta, a Natue  já possui opções de biomassa de banana verde.

Comentários