Google+ Veja imagens assustadoras do maior aracnídeo do mundo, a aranha-golias-comedora-de-pássaros | Curiosidades, Dicas e Humor

Veja imagens assustadoras do maior aracnídeo do mundo, a aranha-golias-comedora-de-pássaros

Imagine uma aranha do tamanho do antebraço de uma criança que pesa tanto quanto um cachorro.

Não conseguiu imaginar? Então apenas observe:




Esse monstro é a aranha-golias-comedora-de-pássaros, também chamada apenas de aranha-golias ou tarântula-golias.

Esse animal é a maior aranha do mundo, de acordo com o Guinness World Records. A espécie (Theraphosa blondi) pode ter pernas de até 30 centímetros e pesar até 170 gramas.


Algumas fontes dizem que a aranha-caçadora-gigante, devido à sua extensão de perna, é maior do que a golias. As pernas da caçadora, em vez de dobrarem verticalmente em relação ao corpo, têm articulações torcidas que permitem que se espalhem para a frente e lateralmente como uma espécie de caranguejo.


Mas ela não é de longe tão assustadora quanto a comedora de pássaros. Apesar de levar esse nome, a aranha-golias não costuma comer aves. Problema que a torna amedrontadora: é definitivamente capaz de fazer isso.

Normalmente, no entanto, ela come qualquer coisa que encontrar no chão, como minhocas, rãs ou outros pequenos invertebrados, injetando veneno em suas vítimas com suas longas presas.


A aranha não representa uma grande ameaça para os seres humanos, embora uma mordida seria bastante dolorida, como um prego atravessando sua mão.

Algumas imagens desse artigo foram feitas pelo entomologista e fotógrafo Piotr Naskrecki, que encontrou uma dessas aranhas recentemente, enquanto estava em um passeio noturno na selva da Guiana. A princípio, Piotr pensou que ela era um pequeno mamífero peludo. Era, como já sabemos, algo muito pior.

A golias tem três linhas de defesa. Ao esfregar suas pernas contra seu abdômen, produz uma nuvem de minúsculos pelos farpados que grudam nos olhos e nas mucosas de seu atacante e causam extrema dor e coceira durante dias.


Também tem dentes de cinco centímetros de comprimento fortes o suficiente para perfurar o crânio de um rato.

Por fim, pode fazer um som sibilante esfregando seus pelos, que soa como puxar um pedaço de velcro. A aranha também pode fazer uma pose assustadora arqueando os dois primeiros pares de suas pernas para trás e articulando suas presas para trás, no modo “mordida perfeita”. Esses comportamentos são usados pelo animal para afugentar predadores.

Quanto à idade, essa espécie de aranha leva cerca de dois a três anos para ficar madura. Sendo um tipo de tarântula, a golias continua a mudar na vida adulta, podendo regenerar membros perdidos ou danificados. Ou seja, além de ser enorme e poderosa, a aranha-golias também é ninja.


Naskrecki capturou esse espécime que fotografou, uma fêmea, e a levou com ele para armazená-la em um museu. Até hoje, o entomologista só encontrou três aranhas-golias em sua vida. 

Fonte: hypescience
Share on Google Plus

About Lello Pensador

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.