Google+ Descoberto monumento gigante mais antigo que as pirâmides do Egito | Curiosidades, Dicas e Humor

Descoberto monumento gigante mais antigo que as pirâmides do Egito


A gente já falou aqui de 15 fatos fascinantes sobre o Antigo Egito, mas essa descoberta recente tem tudo para fazer essa lista crescer.


Durante anos, os arqueólogos ficaram intrigados com uma estrutura de cerca de 150 metros de comprimento localizada perto do Mar da Galiléia. Enquanto alguns acreditavam que se tratava dos restos de uma parede ou algo assim, novas descobertas indicam que não havia uma cidade naquela região. Logo, não teria por que ter uma parede ali, no meio do nada. Ao invés disso, um arqueólogo agora diz que aquela estrutura pertenceu, um dia, a um monumento construído na forma de uma lua crescente entre 3.050 aC e 2.650 aC.


Faça as contas comigo

Isso significa que a tal estrutura é anterior ao Antigo Testamento, às pirâmides egípcias e, possivelmente, a Stonehenge (um monumento megalítico da Idade do Bronze, que é um dos mais famosos do mundo).


Ido Wachtel, um estudante de doutorado na Universidade Hebraica de Jerusalém, estima a idade do monumento pelo estudo de alguns fragmentos de cerâmica que foram escavados no local. Ele acredita que a estrutura foi construída para ser uma “marca de posse e afirmar autoridade e os direitos sobre os recursos naturais por uma população rural ou pastoral local”.


A forma pode ter tido uma importância simbólica, uma vez que o crescente lunar é um símbolo de um antigo Deus da Lua na Mesopotâmia, chamado Sin. Além disso, uma antiga cidade chamada Bet yerah (que significa “casa do Deus da Lua”) está localizado a apenas um dia de caminhada dali.

Enquanto o monumento está muito longe de ter sido uma fortificação eficaz, ele pode ter ajudado a marcar as fronteiras da cidade.


O novo monumento egípcio

De acordo com os dados da pesquisa de Wachtel, a estrutura possui cerca de 150 metros. Tem 20 metros de comprimento e 20 metros de largura em sua base, e está preservada até uma altura de 7 metros.


A estimativa é que algo em torno de 35 mil dias tenham sido investidos nessa construção. Se esse número estiver correto, significa que uma equipe de 200 pessoas trabalharam nela.

Share on Google Plus

About Lello Pensador

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.