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Carro movido a água salgada é aprovado na Europa


Um motor em cada roda, design bonito e velocidade – vai de 0 a 100km/h mais rápido que um GT-R (em 2,8 segundos). Além de tudo isso, o novo Quant e-Sportlimousine é alimentado por algo semelhante a uma célula de combustível que usa água salgada como eletrólito.

Esse veículo incrível, desenvolvido pela empresa nanoFlowCell, acaba de receber autorização para circular pelas estradas europeias.


A bateria

O Quant é, essencialmente, um carro elétrico, só que nada convencional. Ele não funciona exatamente com água do mar, mas sim com uma tecnologia que usa princípios estudados pela Nasa em 1976 e é baseada em nanocélulas e reações químicas em duas soluções eletrolíticas.

O veículo possui uma bateria de fluxo, com uma mistura química de lítio-enxofre em uma rede de nanopartículas. Essa rede permite que a eletricidade flua através do líquido, e portanto que mais energia seja extraída dele. O resultado, além de emissão zero, é mais autonomia que os atuais carros elétricos. Segundo a nanoFlowCell, o Quant pode rodar 600 km com uma recarga.


Ao contrário das baterias químicas tradicionais, para recarregar essa bateria de fluxo, você só precisa repor o eletrólito, que neste caso é água salgada. O reabastecimento deve ser um processo rápido e fácil, semelhante a abastecer um carro convencional com gasolina.


A eletricidade da bateria de fluxo é armazenada em um par de enormes capacitores, que os motores elétricos, em seguida, usam para transformá-la em velocidade.






Cada um de seus quatro motores tem aproximadamente 227 CV de potência, dando-lhe um total teórico de 908 CV. Como o objetivo não é morrer ao andar no Quant, o sistema do carro limita o poder operacional em cerca de 644 CV. Sua velocidade máxima é de 378 km/h.

Design interessante e futuro incerto

O design do e-Sportlimousine é impressionante, especialmente suas portas estilo “asas de gaivota”. O interior de quatro lugares tem acabamento em madeira, cobre e couro. O carro possui 5,25 metros de comprimento, 2,2 m de largura e 1,35 m de altura.




A aprovação conquistada em Munique, na Alemanha, significa que a empresa pode iniciar os testes em estradas públicas na Europa. Embora sempre haja um risco da tecnologia se mostrar pouco prática, há bastante chances de vermos esse veículo se tornar comercial (mas provavelmente não vai ser nada barato). 

Fonte: hypescience.com
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