A bicicleta que nunca precisa de manutenção


Todo mundo que anda de bicicleta sabe que apesar de ser um meio de transporte incrível, suas peças tendem a quebrar ao longo do tempo. A boa notícia é que o mecânico de bicicletas David Weiner sabe disso melhor do que ninguém e desenvolveu uma solução incrível.

Ele trabalhou durante 6 anos inteiros como mecânico de bicicleta em sua cidade, Walnut Creek, na Califórnia, e grande parte de seu tempo foi gasto resolvendo sempre os mesmos problemas: ajuste das correias, reparo de freios, lubrificação de cadeias e troca de pneus furados.

Embora Weiner eventualmente tenha deixado seu trabalho para seguir uma carreira no desenvolvimento de softwares, o seu amor pela manutenção de bicicletas nunca diminuiu. Anos mais tarde, depois de construir um grande software de gestão financeira e logística para empresas de bicicletas de alto nível, ele decidiu voltar a sua antiga paixão e corrigir as ineficiências da manutenção da bicicletas de uma vez por todas. Foi então que ele fundou a Priority Bicycles.

A solução de Weiner para a bicicleta que não precisa de manutenção

As modificações que ele fez são mais simples do que a gente poderia imaginar. Olha só:


Hub Interno

Ao invés de um sistema de desengate tradional, as bicicletas da Priority Bicycles usam um sistema Shimano de três velocidades voltado internamente para um hub que trabalha com o princípio de engrenagens planetárias. Esse hub permite o acionamento por correia permaneça fixado na engrenagem da roda traseira, o que possibilita menos problemas de descarrilamento.


Correia

Correntes de metal são suscetíveis à ferrugem, e ainda se desgastam e se estendem ao longo do tempo. Por isso, a superbicicleta de Weiner conta com sistemas de acionamento por correia, popularizados pelas motos da Harley-Davidson na década de 1980. Eles duram até 10 vezes mais do que correntes de metal, nunca precisam de graxa e ainda deixam as pedaladas mais suaves.

Freios

Freios de cabos podem perder a tensão e suas borrachas podem escorregar e esfregar na roda. Por isso Weiner os substituiu por freios Coaster, como aquele que tinha na sua bicicleta de infância, que os separa quando você pedala para trás.

Pneus

Para solucionar o problema de pneus furados constantemente, Weiner substituiu os tradicionais por pneus resistentes a perfurações. A bicicleta idealizada pelo mecânico também vem com uma bomba de ar, assim os pilotos podem facilmente manter seus pneus cheios corretamente.

O preço dessa maravilha é US$ 399, aproximadamente R$ 950,00. A bicicleta pesa algo em torno de 11 kg.

Parece bom, não?

Comentários

  1. Olá meu amigo Marco.
    De manutenção talvez não, mas com certeza ela vai precisar ser lavada, se o proprietário não quiser passear com ela por ai suja de poeira ou lama. E isso entre "aspa" é uma manutenção ou não é!!!
    Gostei dessa engenhosidade, mas para mim está fora de circunstância à danada é muito cara para o meu padrão.
    Parabéns pela matéria.
    Abraços ternos.
    ClaraSol

    ResponderExcluir

Postar um comentário