Perder peso é um processo que exige uma série de mudanças de hábito, não só alimentares. Existem algumas trocas que você pode fazer na organização da sua cozinha que vão facilitar sua vida e privilegiar escolhas mais saudáveis na hora da fome.
Segundo o pesquisador Brian Wansink, da Universidade de Cornell, se você não deixar cereais matinais em cima da bancada, por exemplo, você pode pesar cerca de 10 kg a menos que uma pessoa que deixa os grãos a mostra (ou alguma outra comida que você adore).
Também segundo ele, é mais fácil perder peso pela forma como as coisas estão organizadas em sua cozinha do que pela força de vontade. Afinal, somos todos grandes comedores compulsivos. Fazemos mais de 200 decisões sobre comida todos os dias, incluindo o que e quando comer, quantas garfadas fazer e por aí vai.
Wansink vem estudando o comportamento alimentar durante 25 anos, e ele e seus colegas realizaram centenas de estudos sobre como e por que as pessoas comem. Com base nesses dados, ele dá bons conselhos. Confira:
1. Coloque os alimentos mais saudáveis à mostra
Reorganize seus armários, despensa e geladeira de forma que os primeiros alimentos que você veja sejam os mais saudáveis, diz Wansink.
Para provar que isso realmente dá certo, ele e seus colegas realizaram um estudo em que pediram às pessoas para mover suas frutas e legumes para as prateleiras da cozinha que estão em mais destaque. Depois de uma semana, as pessoas informaram que consumiram cerca de três vezes mais frutas e legumes do que na semana anterior, quando esses alimentos estavam “escondidos”.
Sendo assim, o pesquisador sugere que ter uma bacia com dois ou mais tipos de frutas à vista na cozinha e no trabalho pode ser uma excelente ideia para perder peso.
2. Esconda as porcarias
O princípio aqui é bem simples: quando aquelas porcarias todas que a gente ama não estão pulando na nossa frente, nos seduzindo, fica mais fácil de evitá-las. Isso inclui salgadinhos, bolachas, bolinhos, refrigerante, pote de bala e por aí vai. Aliás, se é para deixar alguma coisa à vista, melhor que sejam frutas e vegetais mesmo. Porque como Wansink descobriu, mulheres escolhem colocar uma caixa de cereal matinal visível em qualquer lugar na cozinha pesam uma média de 21 kg a mais do que aquelas que não têm qualquer cereal à vista.
Resumindo: a ideia é não facilitar. O que os olhos não veem, o estômago não pede.
3. Mantenha a ordem
A pesquisa de Wansink também mostrou que as cozinhas bagunçadas levam as pessoas a comer 44% a mais do que pessoas que têm cozinhas organizadinhas. Segundo ele, uma cozinha organizada ajuda as pessoas a manterem um autocontrole na hora de comer, enquanto que uma cozinha desorganizada atua exatamente na direção contrária.
4. Faça da sua cozinha um ambiente menos amigável
Parece um conselho estranho, mas tem uma certa lógica por trás. Quanto menos tempo você passar na cozinha, menos você vai comer. Por isso, não gaste seu dinheiro investindo em cadeiras confortáveis. Pelo menos esse é o conselho de Wansink.
5. Pense duas vezes antes de comprar pacotes grandes de comida
Grandes quantidades de comida só são uma boa ideia quando você vai receber grandes quantidades de pessoas na sua casa. Caso contrário, a melhor ideia para perder peso é não investir nos pacotões de comida, por mais econômicos que eles sejam. Nosso instinto de comedores compulsivos é não parar de comer até ver o fim do pacote – e geralmente o conteúdo diz respeito a comidas gordurosas e/ou cheias de açúcar. Melhor evitar esse desgaste.
6. Use talheres pequenos e pratos de sobremesa para todas as suas refeições
Eu que já percorri uma saga infinita de dietas, posso falar que esse conselho é bastante válido. É um dos hábitos que eu incorporei no meu dia a dia e realmente faz toda a diferença. Em um estudo, Wansink desafiou algumas pessoas a se servirem de sorvete usando colheres e tigelas de tamanhos diferentes. O resultado foi que pessoas que usaram taças e colheres maiores comeram 54% mais sorvete.
7. Use copos menores também
Tanto para beber, quanto para estabelecer medidas na hora de cozinhar. O tamanho de copos, assim como o de pratos e talheres, estipula nossos parâmetros – em nível consciente e inconsciente. Sendo assim, quando menor forem esses parâmetros, menor é nosso consumo.
Isso só não vale para as porções de água. Porque, você sabe, quanto mais água a gente consumir, melhor.
8. Não leve a comida para a mesa
Para perder peso, o melhor é deixar a comida em um balcão, ou no fogão mesmo. Assim você cria um obstáculo. Por exemplo: ao terminar de comer, você tem que levantar da mesa se quiser pegar mais. Já se as panelas ou travessas estiverem em cima da mesa, é só esticar o braço e, antes que você perceba, já raspou tudo – e comeu muito além do que precisava.
Em um dos estudos realizados por Wansink, ele descobriu que as pessoas comiam 19% menos alimentos quando serviam a comida do balcão, em comparação com pessoas que deixam as panelas na mesa. “As pessoas, especialmente os homens, tendem a servir-se de novo e de novo quando o alimento está bem na frente deles”.
9. Não coloque uma televisão na cozinha
Isso é importante para que a gente evite fazer outras atividades enquanto comemos.
A pesquisa de Wansink também mostra que quanto mais pessoas relataram assistir TV durante a hora do jantar, maior o índice de massa corporal (um número que leva em conta a altura e peso) de ambos os pais e crianças. Isso acontece porque, quando existe alguma distração, o ponto de satisfação passa despercebido – o que nos leva a continuar comendo, e comendo, e comendo, sem que haja uma necessidade real. Isso, consequente e obviamente, leva ao sobrepeso.
Moral da história: repensar sua cozinha pode te ajudar a perder peso de forma saudável e sem tanto esforço.
Fonte: hypescience.com
Comentários
Postar um comentário