Parece que foi ontem que todo mundo começou a andar por aí carregando um “minicomputador” no bolso, mas o primeiro smartphone lançado foi o “Simon”, da IBM, colocado à venda ao público vinte anos atrás, em 16 de agosto de 1994.
Pesando 500 gramas, o Simon não era exatamente “de bolso”. No entanto, era, de fato, um projeto à frente de seu tempo. “Parece um bloco cinza, mas não era tão grande quanto você imagina”, diz Charlotte Connelly, curadora do Museu da Ciência de Londres, que vai colocar o objeto em exposição em sua nova galeria “Era da Informação”. “Ele tinha estilo e uma tela de LCD verde, que é semelhante em tamanho a do iPhone 4”.
Simon só estava disponível para clientes dos Estados Unidos, operando dentro de uma rede de 15 estados. O telefone vendeu cerca de 50 mil modelos, mas acabou não dando certo por custar caro e não ter uma bateria durável. “Ele só tinha bateria de uma hora, custava US$ 899 [cerca de R$ 2038] e não havia internet móvel na época. Então não foi muito bem sucedido”, explica Connelly. Simon desapareceu do mercado em torno de dois anos após o seu lançamento.
Comentários
Postar um comentário