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Dicas para Aumentar a Imunidade


O sistema imunológico é um conjunto de estruturas responsáveis por garantir a defesa e por manter o corpo funcionando livre de doenças. Compreende todos os mecanismos pelos quais nosso organismo se defende de invasores internos como bactérias, vírus e parasitas.
O sistema imunológico também é responsável pela limpeza do organismo, ou seja, a retirada de células mortas, a renovação de determinadas estruturas, rejeição de enxertos, além de memória imunológica. Também é ativo contra células alteradas que diariamente surgem no nosso corpo como resultado de mitoses anormais: essas células, se não forem destruídas, podem dar origem a tumores.

Como reforçar sua imunidade?
  • Alimentar-se bem. A melhor forma de reforçar o sistema imunológico do nosso organismo é através de uma alimentação correta e saudável.
  • Praticar exercícios físicos. Os exercícios físicos devem ser feitos 4 vezes por semana de 30 a 40 minutos.
  • Manter as mãos sempre limpas.
  • Cultivar hábitos de higiene bucal, como escovar os dentes após as refeições e sempre usar fio dental.
  • Evitar colocar a mão na boca.
  • Manter a casa limpa e arejada.

Alimentos para Imunidade


Sua imunidade anda baixa? Ou, melhor ainda, você não quer dar chance para que nenhum mal afete a sua saúde? Aposte em um prato de comida bem equilibrado, principalmente com os ingredientes certos. Os alimentos são ricos em vitaminas, minerais e outras substâncias que auxiliam na manutenção do sistema imunológico. De acordo com nutricionistas, atingir a recomendação diária de consumo de frutas e vegetais já garante uma defesa melhor. O consumo deve ser de cinco porções por dia: três frutas e dois vegetais. A seguir, confira a lista de campeões da blindagem e conheça os motivos que tornam esses alimentos poderosos aliados do organismo.
  • Alho e Cebola. Excelentes para o sistema imunológico. Contêm substâncias que estimulam enzimas e inibem o crescimento bacteriano.
  • Tomate. Rico em licopeno, o tomate é forte aliado para combater doenças cardiovasculares, removendo radicais livres do organismo.
  • Cenoura e Brócolis. Contêm vitamina A. A deficiência dessa vitamina provoca uma redução no número de linfócitos, aumentando a probabilidade de infecções bacterianas, virais ou parasitárias.
  • Laranja, manga, morango e pimentão. Ricos em Vitamina C, aumentam a produção de leucócitos, células de defesa que estimulam a resistência.
  • Castanha do Pará, amêndoas, nozes e folhas verdes. Contêm selênio, vitaminas e atuam como antioxidantes. Protegem as membranas celulares contra substâncias tóxicas, radiação e os temíveis radicais livres, que são liberados nas reações químicas naturais do organismo.
  • Carne, leite, peixes, aves, feijão e cereais integrais. Como esses alimentos contêm zinco e selênio, a deficiência pode causar diversas doenças imunológicas.
  • Ômega 3 (azeite e salmão). Auxilia as artérias a permanecerem longe de inflamações, ajudando a imunidade do corpo.
  • Chocolate meio-amargo, linhaça e vinho tinto. Contêm antioxidantes e propriedades que defendem o organismo.

Bebidas para Imunidade


  • Água. Tome pelo menos um litro e meio de água por dia para manter o corpo hidratado e as vias aéreas úmidas.
  • Suco verde. Contém clorofila (rica em zinco, ferro e vitamina C).
  • Suco de frutas. Nutritivos e cheios de vitaminas.
  • Chá de gengibre. Fortalece o sistema de defesa do organismo e tem ação bactericida. Excelente no processo digestivo. Saiba mais sobre o gengibre.
  • Chá verde. Desintoxica e acelera o metabolismo, melhora a imunidade e combate os radicais livres.
  • Chá de Anis. O anis é excelente para melhorar a imunidade contra vírus, especialmente contra resfriados.
O que Evitar

Estudos comprovam que dietas com grande quantidade de açúcares interferem na capacidade de as células brancas do sangue destruir os invasores.

A ingestão excessiva de gorduras também reduz a atividade de células protetoras e prejudica a resposta imunológica.


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