14 fatos fascinantes sobre o Antigo Egito

Essas rápidas curiosidades devem servir como uma boa introdução à cultura do Antigo Egito - e esperamos que muitos delas sejam novidades para vocês.


1. Um Faraó nunca deixava seu cabelo ser visto - ele sempre usava uma coroa ou uma touca chamada nemes.

2. A fim de impedir que moscas pousassem nele, Pepi II (quinto rei da VI dinastia egípcia) sempre mantinha vários escravos nus próximos cujos corpos eram untados com mel.

3. Tanto os homens como as mulheres egípcias usavam maquiagem - pinturas nos olhos eram geralmente verdes (feitas de cobre) ou pretas (feitas de chumbo). Os egípcios acreditavam que a maquiagem tinha um poder de cura. Originalmente, a maquiagem era usada como uma proteção contra o sol.

4. Enquanto o uso de antibióticos não começou antes do século XX, a medicina popular primitiva incluía o uso de alimentos mofados para combater infecções. No Antigo Egito, por exemplo, as infecções eram tratadas com pão mofado.

5. Crianças egípcias não usavam roupas até que se tornassem adolescentes. A temperatura no Egito tornava o uso desnecessário. Homens adultos usavam saias, enquanto as mulheres usavam vestidos.

6. Ricas egípcias usavam perucas enquanto as outras classes usavam o cabelo comprido. Até os 12 anos, os meninos egípcios tinham suas cabeças raspadas - uma proteção contra os piolhos e pulgas.

7. Não se sabe quem destruiu o nariz da Esfinge. Há esboços da Esfinge sem nariz desde 1737, mais de 60 anos antes de Napoleão ter chegado ao Egito e centenas de anos antes das duas Guerras Mundiais.

8. Egípcios acreditavam que a Terra era plana e redonda (como uma panqueca) e que o Nilo fluía através do centro.

9. Soldados egípcios eram usados ​​como uma força policial interna. Além disso, eles coletavam impostos para o Faraó.

10. A primeira pirâmide (A pirâmide de Djoser, construída em torno de 2.600 aC ) era originalmente cercada por uma parede 10 metros de altura, que tinha 15 portas. Apenas uma das portas abria.

11. As mulheres no Antigo Egito desfrutavam de igualdade jurídica e econômica com os homens. No entanto, elas nunca desfrutavam de igualdade social com eles.


12. Ao contrário da crença popular, esqueletos escavados mostram que os construtores das pirâmides eram realmente egípcios que serviam ao faraó. Estudos revelaram que a maioria desses trabalhadores tinha orgulho de seu trabalho.

13. Quando um corpo era mumificado, seu cérebro era removido pelo nariz. Cada órgão interno era colocado em seu próprio frasco, exceto o coração, pois os egípcios o consideravam a sede da alma.

14. Ramsés, o Grande, tinha 8 esposas oficiais e cerca de 100 amantes. Ele tinha mais de 90 anos de idade quando morreu em 1.212 aC.

Comentários

  1. Curioso, principalmente os direitos das mulheres, ter todos os direitos menos os sociais, coisa sem nexo.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante, eu sempre gosto das histórias egípcias.
    Aposentadorias

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante! Ter mais de 100 amantes deve ter dado muita dor de cabeça kkkk Grato por compartilhar meu amigo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário