Quando um ser humano é contaminado pelo vírus HIV, ele é condenado a viver com a doença até o dia de sua morte. Mas isso pode mudar. Pesquisadores da Filadélfia, EUA, conseguiram através de técnicas revolucionárias ''deletar'' o vírus de células humanas. As informações são do tabloide britânico Daily Mail.
Os cientistas da Universidade de Temple disseram que essa é a primeira tentativa de sucesso de eliminar o vírus HIV-1 das células humanas.
"Este é um passo importante no caminho para uma cura permanente para a Aids. É uma descoberta excitante, mas ainda não está pronta para ser colocada em prática. É apenas um conceito que estamos tentando manter na direção correta ", disse Kamel Khalili, PhD, professor e presidente do Departamento de Neurociência da Universidade.
De acordo com o estudo publicado na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências, Khalili e seus colegas descrevem como eles utilizaram ferramentas moleculares para excluir o DNA pró-viral do HIV-1, através da remoção total do vírus. “Uma vez que o HIV-1 não é eliminado pelo sistema imunitário, a remoção do vírus é necessária, a fim de curar a doença”, Disse Khalili.
Tais ferramentas moleculares poderiam servir como vacinas terapêuticas ao redor do mundo.
Em todo o mundo, cerca de 33 milhões de pessoas sofrem com o HIV, 1 milhão somente nos E.U.A.
A terapia anti-retroviral altamente ativa (HAART) é capaz de tratar pessoas com o vírus, porém qualquer interrupção no tratamento pode trazer o vírus de volta.
"O baixo nível de replicação do HIV-1 torna os pacientes mais propensos a sofrer doenças normalmente associadas ao envelhecimento. Esses problemas são muitas vezes agravados pelas drogas tóxicas que devem ser tomadas para controlar o vírus" disse Khalili.
Em seu laboratório, Dr. Khalili e sua equipe desenvolveram uma série de 20 nucleotídeos de gRNA para combater o DNA do HIV-1. Ele é emparelhado com uma enzima chamada Cas9, utilizada para alterar o genoma humano.
"Estamos trabalhando em uma série de estratégias para que possamos levar a construção em estudos pré-clínicos. Queremos erradicar cada cópia única de HIV-1 do paciente. Isso seria a cura da AIDS”, disse empolgado o pesquisador, pois caso dê certo, seria uma descoberta que mudaria o mundo.
Fonte: scienceblux.com.br
Comentários
Postar um comentário