A NSA (National Security Agency), Agência de Segurança Nacional Americana, foi recentemente abalada pelas denúncias de Edward Snowden, o que a forçou a rever e excluir algumas de suas práticas. Porém, em entrevista à NBC, Snowden diz que desde 2006 a agência pode invadir seu celular, mesmo ele estando desligado.
“Eles absolutamente podem acessar esses aparelhos enquanto eles estão desligados”, disse Snowden. Desde o início da década de 2000, o FBI e a NSA usam uma técnica bastante conhecida para espionar celulares, e consequentemente seus proprietários.
Tecnicamente, a agência envia um arquivo que o celular salva, e assim ativa o microfone, além de tornar possível o acesso remoto ao aparelho.
Em 2006, o site CNET divulgou uma matéria na qual informava que os aparelhos da Samsung, Nextel e o Motorola Razr são os mais vulneráveis a esse tipo de espionagem. Em um trecho da matéria, o site diz: “Eles podem ser acessados remotamente para transmitir o áudio de um ambiente a qualquer momento”
Além dos áudios, os aparelhos modernos contam com câmeras de alta resolução, que ajuda a NSA no processo de espionagem.
Para evitar a espionagem, aconselha-se a retirada da bateria de seu aparelho durante conversas confidenciais, ou recorrer ao Modo DFU do iOS, que faz o celular entrar em um estado de recuperação, no qual dificulta e anula as chances de espionagem.
Fonte: scienceblux.com.br
Comentários
Postar um comentário