De acordo com um estudo publicado na revista "Biological Reviews", dinossauros não aviários poderiam ter sobrevivido ao impacto que os extinguiu há cerca de 66 milhões de anos atrás, isso se tal fato tivesse acontecido alguns milhões de anos mais cedo ou mais tarde.
"Tem havido um intenso debate científico sobre a causa da extinção dos dinossauros", disse o Dr. Richard Butler, da Universidade de Birmingham, que é um coautor do estudo.
"Apesar de nossa pesquisa sugerir que as comunidades de dinossauros eram particularmente vulneráveis no momento em que o asteroide caiu sobre a Terra, não há nada que sugira que os dinossauros foram condenados à extinção. Sem esse asteroide, os dinossauros provavelmente ainda estariam aqui, e nós muito provavelmente não estaríamos. "
"Os dinossauros foram vítimas de uma colossal má sorte", acrescentou o Dr. Steve Brusatte, da Universidade de Edimburgo, o principal autor do estudo.
"O asteroide não só fez uma choque gigante, mas aconteceu no pior momento possível, quando seus ecossistemas eram vulneráveis. Nossas novas descobertas ajudam a esclarecer um dos maiores mistérios da ciência. "
Dr. Brusatte e seus colegas estudaram um catálogo atualizado de fósseis de dinossauros, principalmente da América do Norte, para criar uma imagem de como os dinossauros foram mudando ao longo dos poucos milhões de anos antes do golpe de asteroides.
A equipe descobriu que, nos poucos milhões de anos antes do asteroide atingir o que é hoje o México, a Terra estava passando por turbulência ambiental. Isto incluiu extensa atividade vulcânica, a mudança do nível do mar e temperaturas variadas.
Neste momento, a cadeia alimentar dos dinossauros foi afetada pela falta de diversidade entre os grandes dinossauros herbívoros. Isso aconteceu, provavelmente, por causa de mudanças no ambiente e clima.
Esses fatores criaram uma tempestade perfeita de eventos em que os dinossauros, não-aviários, eram vulneráveis, e dificilmente sobreviveriam ao impacto do asteroide.
Como as cadeias alimentares entraram em colapso, isso teria dizimado o reino dos dinossauro uma espécie após outra.
Os únicos dinossauros que sobreviveriam, eram aqueles que podiam voar, e evoluiriam para se tornar as aves de hoje.
Os cientistas disseram que se o asteroide tivesse atingido alguns milhões de anos antes, quando a gama de espécies de dinossauros era mais diversificada e cadeias alimentares eram mais robustas, ou mais tarde, quando as novas espécies tivessem tempo para evoluir, era bem provável que os dinossauros teriam sobrevivido.
Fonte: scienceblux.com.br
Comentários
Postar um comentário