O morango é fonte abundante de vitamina C, que é antioxidante e previne gripes, infecções e ainda fortalece os dentes e ossos. Possui antocianina (substancia que dá sua cor) e auxilia na prevenção do envelhecimento precoce da pele e da arteriosclerose.
Os morangos têm cultivo acentuado entre fevereiro e a primavera, chegando à feira de frutas com melhor sabor e perfume. Existem mais de 600 variedades cultivadas da fruta, que diferem no sabor, tamanho e textura. Além das que são cultivadas pelo homem existem os morangos selvagens, que crescem espontaneamente, têm sabor intenso e pequeno porte.
Benefícios do Morango
- Excelente fonte de vitamina C e manganês;
- Rico em Omega-3, vitaminas K, B2, B5, B6 e B9, Cobre, Iodo, Silício, Potássio e Magnésio;
- Contém vários açúcares, incluindo frutose e principalmente levulose;
- Elimina toxinas do corpo, assim, pode ser considerada uma fruta depurativa;
- Alcaliniza o sangue e reforça a imunidade;
- Pode ser considerado diurético e laxativo, por suas propriedades laxantes encontradas nas fibras e sais minerais, estimulando o intestino;
- Possui pouco valor calórico (5 morangos de tamanho médio têm cerca de 24 calorias);
- Protege contra a artrite reumatoide (por ser rico em vitamina C);
- A fruta está no topo de uma lista de oito alimentos ligados à diminuição das taxas de mortes pela doença Cancro.
- Possui fisestina (substancia que estimula o cérebro e melhora a memória);
- Contém piroxidina (vitamina B6) que é benéfica para mulheres.
- É rico em fibras e melhora as funções intestinais.
Qual a melhor forma de consumir o morango?
O morango, como outras frutas, deve ser consumido preferencialmente no seu estado natural. Evite cortar ou triturá-lo. Ao entrar em contato com o oxigênio, parte das substâncias antioxidantes do morango se perdem. Se você for tomá-lo sob a forma de suco, opte por bebê-lo imediatamente, enquanto suas substâncias benéficas ainda estão ali. Também evite cozinhar os morangos, pois boa parte da vitamina C se perde. Prefira cozinhar ao vapor.
A dica é consumir morangos orgânicos. Caso não seja possível, é importante lavar bem, pois o morango é uma das frutas com grande quantidade de agrotóxicos.
Em que casos o morango não é indicado?
Apesar de todos os benefícios que o alimento apresenta para a saúde, existem casos em que seu consumo precisa ser controlado:
Pessoas com predisposição a desenvolver pedras nos rins. Devido à presença de ácido oxálico, substância causadora de cálculos renais, a ingestão deve ser feita somente sob orientação de um nutricionista.
Portadores de distúrbios intestinais, como a diverticulose. Por ser cítrico e possuir fibras insolúveis, o morango causa irritação no intestino e piora quadros de pacientes que sofrem com este tipo de problema.
Fonte: belezaesaude.com
Comentários
Postar um comentário