Tenho notado ultimamente nos supermercados um destaque especial ao kiwi; parece que estão por toda parte. Resolvi pesquisar um pouco sobre essa fruta exótica e fiquei surpresa com tantos benefícios que ela proporciona à nossa saúde.
Pesquisas realizadas nos Estados Unidos pela FDA (Food and Drug Administration) comprovaram que o kiwi é uma ótima fonte de Vitamina C, E, B6, niacina, potássio, magnésio, cobre, fosfato e fibras dietéticas, possui gordura e nenhum teor de colesterol. Tem efeitos antiinflamatórios, antioxidantes, anticancerígenos e laxativos.
A perfeita combinação das vitaminas A e E pode diminuir o risco de doenças cancerígenas, artério-coronarianas e melhora o sistema imunológico. A vitamina B6, A e a niacina são encontradas em quantidades menores que as outras, porém, estas agem atenuando às rugas da pele.
O kiwi também possui pectina. Este tipo de fibra é muito importante para controlar os níveis de colesterol no sangue.
Alguns dos elementos minerais que o compõe: o cálcio, magnésio, ferro e especialmente o potássio, que contribuem para equilibrar a tensão arterial, aumentam as defesas do organismo na prevenção das gripes e resfriados. Além disso, possui quantidades razoáveis de fibras solúveis, que auxiliam a diminuição dos níveis de colesterol no sangue.
O kiwi é a fruta mais alcalina que existe, o que significa que é uma rica fonte de minerais, que substitui o excesso de alimentos ácidos que a maioria das pessoas consome. Um organismo ácido/alcalino equilibrado traz muitos benefícios para o organismo como: pele jovem, energia física abundante, menos resfriados, menos artrite e osteoporose, entre outros.
O kiwi auxilia na digestão graças à grande quantidade de fibras, podendo evitar assim a prisão de ventre e outros problemas intestinais. Além disso, o kiwi contém actinida, uma enzima muito parecida com a papaína presente no mamão, ou com a bromelina no abacaxi, que auxiliam na digestão de refeições.
Kiwi em Excesso
O kiwi contém uma quantidade razoável de oxalatos, uma substância que aparece naturalmente em muitas plantas e animais.
O oxalato é o produto final do metabolismo de aminoácidos e do ácido ascórbico, que não pode ser metabolizado no organismo humano, sendo excretado pela urina. O aumento na concentração urinária de oxalato pode levar à sua saturação, com consequente formação de cristais e cálculos renais.
Qual a melhor maneira de ingerir o kiwi?
A melhor maneira sempre é comendo a fruta ao natural. Porém, se você acha o fruto azedo, pode incluir nas saladas de frutas e também nas saladas convencionais. Mas uma forma interessante, que se aproveita bem os nutrientes e que o gosto azedo é escondido, é através de sucos.
Receitas de Sucos com Kiwi
Receita 1
- 3 kiwis picados
- 1 porção de hortelã, lavado e picado
- 2 fatias de abacaxi
- Água
Receita 2
- 3 kiwis picados
- 2 maças
- Água
Receita 3
- 1 cenoura pequena
- 1/2 beterraba pequena
- 1 maça pequena
- 2 kiwis
- Água
Receita 4
- 3 kiwis picados
- 1 pera
- Um pedacinho de gengibre
- Água
Bata tudo no liquidificador e coe.
Fonte: belezaesaude.com
Comentários
Postar um comentário