A vida é um acaso? Não, segundo a tese do Multiverso

Como a teoria do Multiverso explica a configuração perfeita do universo para permitir a existência das estrelas, dos planetas, e da vida.

Nosso universo nasceu há aproximadamente 13,8 bilhões de anos em um evento denominado Big Bang. Instantes após esse evento, o universo inflou do tamanho de uma simples molécula para o tamanho de uma galáxia em um trilionésimo de segundo. Após esse fenômeno denominado inflação, a velocidade de expansão diminuiu consideravelmente.

Mas no final do século passado, a comunidade científica ficou chocada ao perceber que a velocidade de expansão do universo vem aumentando desde então. Os pesquisadores atribuíram à energia escura como sendo a força responsável por essa aceleração.


A energia escura possui um funcionamento oposto a gravidade. Quando lançamos uma bola de tênis para o alto, a tendência é ela desacelerar devido à força da gravidade e cair. Com o universo, deveria ser a mesma coisa. As galáxias estariam se afastando uma das outras com a força do Big Bang (impulso dado pela pessoa que jogou a bola), mas a tendência seria que essa velocidade de expansão diminuísse, até o ponto de parar e o universo se contrair. Contudo, vemos uma situação contrária. É como se alguém jogasse a bola de tênis para o alto e ela continuasse acelerando infinitamente: uma gravidade repulsiva estaria agindo.


E a força dessa energia escura parece ser perfeita para configurar o universo como ele é. Se ela fosse um pouco menor, não seria capaz de manter ou acelerar a expansão do universo, e este passaria a se contrair até o ponto de retornar ao estado inicial, um novo Big Bang. Por outro lado, se a força da energia escura fosse um pouco maior, não seria capaz de manter a matéria coesa no universo, e os átomos que formam eu, você, os planetas, estrelas  e galáxias não permaneceriam unidos, e o universo seria um monótomo mar de partículas espalhadas.

Mas por alguma razão desconhecida, a força da energia escura é perfeita para permitir a existência de vida no universo. Por que?

Vários universos: o Multiverso

A resposta pode estar em uma teoria muito debatida desde meados do século passado. A ideia do Multiverso é apoiada pela Teoria das Cordas, uma teoria que pode explicar o universo em seu nível micro e macroscópico. Pensar no nosso universo como sendo parte de uma infinita rede de universos, denominada Multiverso, pode ser a solução para vários mistérios da ciência.

Segundo a teoria dos vários universos, a força da energia escura é perfeita porque ela é simplesmente um acaso, da mesma forma que a Terra está na distância exata do Sol para permitir a existência de vida. Um pouco mais perto, e nosso planeta seria quente demais. Um pouco mais longe, e nosso planeta seria muito frio.

Contudo, isso não significa que temos uma imensa sorte de estarmos aqui hoje, dado o fato de que existem trilhões de trilhões de sistema solares como o nosso universo afora. Em algum desses sistemas solares, há planetas na distância ideal para permitir a existência de vida. Em algum deles, simplesmente deveríamos existir.

E para muitos cientistas, o mesmo vale para o universo. Esse possui a configuração ideal para a existência de vida (como a perfeita força da energia escura) porque simplesmente deve ser assim. Pensando em um cenário com infinitos outros universos, é inevitável que em algum deles exista o valor ideal para a energia escura permitir a existência das galáxias, dos planetas, e da vida. 

Infinitas cópias de você em infinitos universos


E como seriam esses diferentes e infinitos universos? Infinitos deles, certamente, não teriam as configurações necessárias para o surgimento de estrelas, planetas e galáxias. Portanto, seriam muito diferentes do nosso. Em outros infinitos universos, as configurações são as mesmas. Pode inclusive existir uma Via Láctea e uma Terra, mas o asteroide que aniquilou os dinossauros há 65 milhões de anos pode ter tomado outra direção. Em outras palavras, a evolução seguiria um curso diferente.

Isso acontece porque, embora o número de universos seja infinito, há um limite finito para as configurações que um universo pode tomar, isto é, essas configurações podem se repetir, e podem existir universos idênticos ao nosso no Multiverso.

Assim, em infinitos outros universos, há infinitas cópias de você lendo esse artigo. Em outros, eventos como o ataque ao World Trade Center podem não ter acontecido.

Comentários

  1. Amigão, o Universo está em constante expansão, como é infinito devem ter outros sobrepostos e coisas do tipo, quem sabe quantos milhões de Planetas como o nosso com vida existem por aí afora, somos uma mera partícula disso tudo.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Sempre fui fascinado por esse tema, acredito fielmente no multiverso, as chamadas dimensões paralelas. Ainda temos muito a descobrir sobre a vida e seus mistérios. Muito boa a matéria, curiosíssima!

    ResponderExcluir

Postar um comentário