Algo importante aconteceu na Terra 1.478 anos atrás. De 535-536, o hemisfério norte experimentou um período de extremo frio. Pessoas de todo o mundo registraram temperaturas muito baixas, quebra na safra, seca e a ausência de luz solar direta, devido a um denso nevoeiro e espessas nuvens. Amostras de todo o mundo têm fornecido indícios de que o evento pode ter sido causado por uma grande erupção vulcânica ou pelo impacto de um cometa ou meteorito, mas sem registro humano, a causa verdadeira permanece um mistério.
Nos anos 535-536, o mundo passou por um período de resfriamento extremo que foi causado por um dos maiores desastres naturais da história. O evento bloqueou a luz e o calor do Sol, o que, direta ou indiretamente, levou à mudança climática, fome, migração, guerras, quebra na safra e mudanças políticas. Neste momento da história, a peste bubônica se espalhou pelo mundo e afetou seriamente o Império Romano, que perderia metade de seu território ao longo do século seguinte.
Uma grande seca se espalhou pela América Central; um pó amarelo estranho pela Ásia, e uma densa neblina pelo Oriente Médio, China e Europa. Análise dos anéis de árvores revelaram pouco crescimento no ano 536 na Irlanda, Suécia, Finlândia, Califórnia e Chile. Amostras de gelo da Groenlândia e da Antártida têm fornecido evidências de um grande depósito de sulfato no ano de 535.
Essas evidências sugerem que o resfriamento foi provavelmente causado por uma grande erupção vulcânica ou pelo impacto de um cometa ou meteorito. Muitos cientistas têm tentado explicar a ocorrência e dizem que o evento foi causado pela erupção do vulcão Rabaul, em Papua Nova Guiné, pelo vulcão Krakatoa, na Indonésia, ou ainda pelo Tierra Blanca Joven, em El Salvador. Outros acreditam que a Terra experimentou um grande impacto cósmico na época, mas não sabem dizer aonde. A verdadeira causa do resfriamento permanece um mistério geológico que continua a ser investigado pela comunidade científica.
Fonte: scienceblux.com.br
Bem interessante como os pesquisadores conseguem determinar a idade de alguns fenômenos.
ResponderExcluirUm belíssimo artigo. Assunto a ser investigado, pois pode fornecer informações sobre ocorrências semelhantes em um futuro próximo e mesmo distante. Mesmo que não seja determinada a causa exata, as investigações certamente fornecerão dados científicos importantes para a vida sobre o globo.
ResponderExcluir