Cigarros eletrônicos ajudam a parar de fumar?

Uma nova evidência sugere que o uso de cigarros eletrônicos pode realmente ajudar os fumantes de tabaco a eliminar seu hábito prejudicial. No entanto, estudos anteriores têm mostrado exatamente o contrário, o que significa que o consenso ainda não foi atingido. Um estudo recentemente publicado na revista Addiction detalha como os fumantes de tabaco que estão tentando parar de fumar sem ajuda são muito mais propensos a ter sucesso se eles começam a usar os cigarros eletrônicos.


Em uma pesquisa em larga escala com mais de 5800 fumantes entre 2009 e 2014, os pesquisadores descobriram que cerca de um quinto dos participantes que tentaram acabar com o vício alcançaram o feito utilizando apenas cigarros eletrônicos. Isto pode parecer um número pequeno, mas os cigarros eletrônicos são considerados o dispositivo mais eficaz para deixar de fumar também quando considerados fatores influentes, tais como a idade e a gravidade da dependência de nicotina.

De acordo com o estudo, apenas 10,1% das pessoas que usaram adesivos de nicotina e gomas de mascar obtiveram sucesso em cessar o vício. E apenas 15,4% das pessoas que tentaram parar usando apenas a força de vontade conseguiram ter sucesso.

Em observações adicionais, os autores do relatório admitem que, devido ao fato de os dispositivos serem novos, ainda há muitas perguntas não respondidas sobre os aditivos naturais e riscos de saúde que a nicotina líquida usada pelos cigarros eletrônicos causa.

Curiosamente, apesar dos dados deste relatório parecerem convincentes, outro estudo publicado março passado no Journal of the Amercan Medical Association detalha que a maioria dos usuários de cigarro eletrônico não relatam nenhum desejo de parar de fumar cigarros tradicionais. Além disso, a pesquisa também mostra que os fumantes de cigarros eletrônicos eram amis propensos do que os fumantes tradicionais para acender um cigarro de tabaco nos primeiros 30 minutos após acordar, apoiando a teoria de que os cigarros eletrônicos podem ajudar a perpetuar a dependência severa da nicotina.

Com várias evidências conflitantes sobre a eficácia dos cigarros eletrônicos como dispositivos para largar o vício, ainda não há um consenso geral. No entanto,  cada vez mais cientistas estão estudando o dispositivo. Logo, em breve podem haver evidências suficientes para que os consumidores possam fazer suas próprias decisões.

Comentários