Olhos impressos em 3D são baratos e funcionam perfeitamente


Personalizados, olhos protéticos eram moldados em acrílico e, em seguida, pintados à mão, um processo meticuloso que pode demorar de 4 a 8 horas. Mas um processo de impressão em 3D recentemente desenvolvido pode produzir olhos de igual qualidade, a uma taxa de 150 por hora, reduzindo os custos em 97%.

Os olhos protéticos são o resultado de uma colaboração entre a Universidade Metropolitana de Manchester e uma empresa britânica, Fripp Design and Research.


De acordo com um relatório na revista Dezeen, os componentes dos olhos – incluindo a íris e os vasos sanguíneos – são impressos a partir do pó em cores e, em seguida, envolto em resina. Os olhos podem ser produzidos em lotes, cada um com uma matiz ligeiramente diferente, para coincidir com a aparência da prótese ocular existente do paciente. O custo é de cerca de US$ 150, ao contrário da versão artesanal, que carrega um preço de US$ 5.000.

O processo ainda está em desenvolvimento, diz o fundador da empresa Tom Fripp. Mas quando estiver pronto, poderia encontrar um mercado global.

Ele acrescentou que houve um grande interesse da Índia, onde os procedimentos cirúrgicos menos avançados resultam em um número elevado de pacientes que perdem seus olhos. “Por causa do elevado número de indivíduos relativamente pobres no país, eles tendem a simplesmente ficar sem [os olhos]“, disse Fripp “No entanto, nosso sistema irá permitir-lhes comprar uma prótese.”

Comentários