Elevador de Santa Justa – Lisboa (Portugal).


Do topo do elevador, inaugurado em 1902, descobre-se toda a Baixa lisboeta e o Castelo de São Jorge. Situado em pleno coração pombalino da cidade de Lisboa, o Elevador de Santa Justa é um verdadeiro ex-líbris da capital portuguesa, tornando-se visita obrigatória para qualquer turista que se desloque a Portugal. 

Com o elevador vertical por trás, ou mesmo em plena viagem, já foram experimentados todos os ângulos possíveis de fotografia. Milhões de vezes fotografado, o fotogénico edifício constitui uma irresistível atracção. E não é caso para menos: o elevador de Santa Justa fornece a qualquer visitante uma das vistas mais bonitas da cidade de Lisboa, o que não é um facto surpreendente, se pensarmos que o elevador tem 45 metros de altura.

O Elevador de Santa Justa é um transporte público da era da arquitectura do ferro, subindo da Rua de Santa Justa, na Baixa, ao Largo do Carmo, sendo actualmente o único ascensor vertical na cidade, desde que, em 1915, desapareceu o da Biblioteca. A sua construção foi licenciada em 6 de Julho de 1899, com o projecto pioneiro a cargo do engenheiro francês R. Mesnier de Ponsard, ficando a obra a cargo da empresa Elevadores do Carmo.


O vistoso elevador de Santa Justa tem uma estrutura em ferro construída por viaduto metálico de 25 metros, apoiado ao meio num pilar de betão armado e, num dos extremos, numa torre metálica de 45 metros de altura. É fácil, assim, perceber a emoção que se sente durante os escassos minutos da lenta viagem, rumo aos céus. Mas quando se sai, quando as portas se abrem e o vento fresco acaricia a cara, é um mar de beleza que temos pela frente.

Se preferir, em vez de seguir em frente, directamente para o Largo do Carmo (o Convento está em obras, não pode ser visitado, mas o Largo, só por si, é magnífico: tem uma igreja, tascas, esplanadas, um chafariz e o quartel do Carmo, protagonista da Revolução dos Cravos de 1974, para além de dar a acesso ao Chiado), pode subir até ao topo do elevador, onde poderá ver Lisboa de uma perspectiva única, descansar na belíssima esplanada, apanhar um pouco de sol e sentir a cidade a vibrar lá em baixo. Vale a pena a viagem, o passeio e a estada, lá em cima, perto do céu. O Elevador de Santa Justa foi inaugurado em 10 de Julho de 1902 e pertence à empresa Carris.

Fonte: Portugal +

Comentários