Como os golfinhos dormem?

Para os seres humanos e alguns outros mamíferos terrestres, o sono envolve inconsciência total ou parcial. A inativação de todos os músculos voluntários (aqueles que são conscientemente controlados) e a suspensão dos sentidos, como visão e olfato. 


Mas a mesma coisa não acontece com os golfinhos e outros cetáceos, grupo de mamíferos que inclui baleias, orcas e golfinhos.

Em vez disso, esses animais passam por uma forma incomum de sono chamado “sono de ondas lentas”. Também conhecido como sono profundo, o sono de ondas lentas é um tipo de sono que ajuda o cérebro a consolidar memórias novas e recuperar-se de suas atividades diárias.


Quando é hora de descansar, um golfinho desliga apenas um hemisfério de seu cérebro e fecha o olho oposto. Durante este tempo, a outra metade do cérebro monitora o que se passa no ambiente e controla as funções respiratórias.

Às vezes, os golfinhos permanecem imóveis na superfície da água durante o sono, enquanto outras vezes nadam lentamente. Os cientistas também documentaram golfinhos que preferem dormir totalmente submersos.

Dentro de um período de 24 horas, cada metade do cérebro recebe cerca de 4 horas de sono de ondas lentas, de acordo com um artigo e 2008 da revista Neuroscience & Biobehavioral Reviews, que também observa que há poucas evidências sobre a fase REM do sono em golfinhos.

Existem três razões principais pelas quais os golfinhos podem ter desenvolvido este estilo de sono. Em primeiro lugar, os golfinhos provavelmente se afogariam se não mantivessem metade de seu cérebro ativa, por que sua respiração é conscientemente controlada.

Em segundo lugar, o sono de ondas lentas permite que os animais mantenham a atenção no perigo enquanto descansam.

Em terceiro lugar, este tipo de sono permite que o golfinho mantenha certos processos fisiológicos, como movimentos musculares, que ajudam o mamífero de sangue quente a manter o calor do corpo necessário para sobreviver no oceano gelado. 

Comentários