Astrônomos descobrem uma estrela tão fria quanto gelo


A máxima “quem procura, acha” vale especialmente para os astrônomos que passam dias e mais dias varrendo o universo em busca de novos conhecimentos. A descoberta da vez é um objeto pra lá de estranho, que recebeu o nome (também estranho) de WISE J085510.83-071.442,5.

O objeto, que fica a “apenas” 7,2 anos-luz da Terra, foi verificado pelo WISE (sigla para Wide-field Infrared Survey, um telescópio espacial da NASA) e classificado como sendo uma “anã marrom”.

As anãs marrons são objetos parecidos com estrelas, mas que são mais massivos que planetas – só que não massivos o suficiente para inflamar a fusão sustentada em seus núcleos. Por exemplo, a fusão de hidrogênio é o que alimenta o sol, e o torna quente; e é a poderosíssima pressão de seu núcleo que faz isso acontecer. As anãs marrons não são planetas, então, porque não tem força suficiente para manter esse fluxo contínuo de reações.

E porque não são estrelas? Porque são muito menores e mais frias. Elas de de fato nascem quentes, mas vão esfriando ao longo do tempo. E essa de que estamos falando, a recém-descoberta WISE J085510.83-071.442,5, é tão fria quanto o próprio gelo – o que pode ser uma boa dica a respeito de sua idade. Se ela nasceu com alguns milhares de graus, teria levado cerca de algo entre 1 e 10 bilhões de anos para chegar a temperatura glacial em que se encontra hoje.

A descoberta


Justamente por serem tão menores e mais frias que as estrelas, as anãs marrons parecem vermelhas e fracas. Mas o astrônomo Kevin Luhman notou que a WISE J085510.83-071.442,5 era muito vermelha e muito fraca, em parte porque ela é pequena – talvez tenha apenas de 2 a 10 vezes a massa de Júpiter, e em parte porque é muito fria. Sua temperatura, Luhman descobriu, é de apenas cerca de -13°C, o que é bem abaixo do ponto de congelamento da água.

Em outras palavras, essa anã marrom é puro gelo.

Conclusões precipitadas

Apesar de se parecer muito como uma anã marrom, os astrônomos concordam que ainda pode ser muito cedo para tirar conclusões a respeito de sua real natureza. Este objeto poderia ser parte do restrito grupo de planetas órfãos, por exemplo. 

Comentários

  1. Olá Marco,
    Apesar de não entender muito sobre astronomia, estas descobertas sobre o universo são muito interessantes.
    Abçs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário