Google+ A Árvore da Madeira Sangrenta | Curiosidades, Dicas e Humor

A Árvore da Madeira Sangrenta

Pterocarpus angolensis é uma espécie de teca nativa da África Austral, conhecida por vários nomes, como Kiaat, Mukwa e Muninga. É também chamada de Árvore da Madeira Sangrenta, por possuir seiva de cor vermelha escura. Um tronco cortado ou danificado da árvore rapidamente começa a pingar o fluído vermelho, quase como se fosse um membro amputado de um animal. A seiva pegajosa sela a ferida para promover a cicatrização.


A seiva vermelha é usada tradicionalmente como um corante e em algumas áreas é misturada com gordura animal para fazer cosméticos. A madeira da árvore faz móveis de alta qualidade, como pode ser facilmente esculpida. Ela encolhe muito pouco durante a secagem, e esta qualidade, junto com a alta durabilidade, torna a madeira particularmente adequada para a construção de embarcações, canoas e pisos de banheiro.


Devido ao seu grande valor para os povos indígenas da África Central e Austral, estas árvores estão sendo cortadas em um ritmo insustentável, que vem levando a um declínio desta nas últimas décadas.


A árvore cresce de 12 a 18 metros, tem casca áspera marrom-escura, uma bela coroa em forma de guarda-chuva e tem flores amarelas. [AmusingPlanet]


Share on Google Plus

About Lello Pensador

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.