Pesquisadores descobrem como fazer etanol com apenas água e CO2

Cientistas da Universidade de Stanford descobriram uma maneira eficiente de produzir etanol líquido através de monóxido de carbono, com a esperança de que ele servirá como uma alternativa amigável ao ecossistema para o uso de milho e outros grãos para a produção de etanol.


Convencionalmente, instalações de fermentação de alta temperatura convertem quimicamente milho, cana de açúcar e outras plantas em combustível líquido, mas tal processo requer milhares de hectares de terras e grandes quantidades de fertilizantes e água.

“Nós descobrimos o primeiro catalisador de metal que pode produzir quantidades apreciáveis de etanol a partir de monóxido de carbono à temperatura ambiente e pressão – uma reação eletroquímica notoriamente difícil”, disse Matthew Kanan, um professor de química na Universidade de Stanford e coautor do estudo, que originalmente apareceu na revista Nature.

A técnica desenvolvida por Kanan e a estudante Christina Li não requer fermentação e poderia ajudar a resolver muitas das questões de terra e de uso da água em torno da produção de etanol.


“Nosso estudo demonstra a viabilidade da produção de etanol por eletrocatálise. Mas nós temos muito mais trabalho a fazer para construir um dispositivo que seja prático”, complementou Kanan.

A meta de Kanan é fazer uma versão em grande escala do processo, encontrando uma maneira de ‘puxar’ o monóxido de carbono a partir de recursos renováveis, em vez de combustíveis fósseis. Kanan espera utilizar o dióxido de carbono da atmosfera para produzir o monóxido de carbono, que iria para um catalisador de cobre, produzindo combustível líquido. O dióxido de carbono liberado durante a queima de combustíveis seria reutilizado para fazer mais monóxido de carbono, e, consequentemente, mais combustível.

“Antes do nosso estudo, pensava-se que nenhum catalisador poderia eficientemente reduzir o monóxido de carbono em um líquido. Nós temos uma solução para este problema que é feita de cobre, é barata e abundante. Nós esperamos que nossos resultados inspirem outras pessoas a trabalhar em nosso sistema ou desenvolver um novo catalisador que converta o monóxido de carbono em combustível”, concluiu Kanan. [NatureWorldNews]

Fonte: misteriosdomundo.org

Comentários