Encontrada na Alemanha a mais antiga mensagem engarrafada

Mais de 100 anos atrás, um jovem alemão chamado Richard Platz colocou uma mensagem dentro de uma garrafa de cerveja. Em seguida, jogou a garrafa para o Mar Báltico durante uma caminhada na natureza.


Platz, 20 anos, filho de um padeiro, não imaginava que sua mensagem sobreviveria duas guerras mundiais, a Grande Depressão e a Guerra Fria – não considerando mais de um século de invernos brutais e tempestades oceânicas.

No mês passado, um pescador alemão em águas do Mar Báltico pescou a garrafa de Platz, que, aparentemente, flutuou desde 17 de maio de 1913. Algumas autoridades acreditam que esta é a mais antiga mensagem engarrafada já encontrada.

“Esta é certamente a primeira vez que uma mensagem tão velha em uma garrafa foi encontrada, particularmente com a garrafa intacta”, disse Holger von Neuhoff, do Museu Marítimo Internacional de Hamburgo, ao jornal ‘The Guardian’.

Os pesquisadores foram capazes de localizar a neta do autor da mensagem, Angela Erdmann, 62 anos, através de um grupo genealógico com sede em Berlim. Erdmann nunca conheceu seu avô, que morreu em 1946, aos 54 anos.

“Era quase inacreditável”, disse Erdmann sobre ser apresentada a uma garrafa com uma mensagem de seu avô. “Esse foi um momento muito comovente. Lágrimas rolaram pelo meu rosto”.

A garrafa de Platz se junta a outros achados raros, como uma garrafa deixada debaixo de uma pilha de rochas no Ártico canadense em 1959, por Paul T. Walker, glaciologista americano. Sua mensagem – descrevendo sua pesquisa glacial -, foi encontrada 54 anos mais tarde por outros pesquisadores.

Walker sofreu um acidente vascular cerebral durante esta expedição – embora tenha sido resgatado por um piloto, ele morreu pouco depois.

O recorde anterior da mensagem engarrafada mais antiga foi de uma garrafa atirada ao mar em 1914, descoberta ao largo da costa da Escócia, em 2012, 98 anos mais tarde. Essa mensagem foi parte de um grupo de milhares que foram lançadas em águas escocesas como parte de um projeto de investigação científica para monitorar as correntes dos mares em torno da Escócia.

A garrafa de Platz continha um cartão postal com uma mensagem para o localizador devolvê-lo ao seu endereço em Berlim. O resto da mensagem é ilegível, a tinta visivelmente foi manchada pela umidade no interior da garrafa. Os especialistas agora unem esforços para decifrar o restante da mensagem.

Comentários