Comer sete ou mais porções de frutas e vegetais por dia reduz o risco de morte em 42 por cento, diz novo estudo


Sabe quando sua mãe mandava você comer mais frutas e vegetais, e você ficava virando o olho sem entender o porquê daquela tortura toda? Bom, o que podemos dizer sobre isso é que todas as mães do mundo são grandes visionárias da ciência. E se antes elas não sabiam exatamente porque era bom comer frutas e vegetais, hoje todos nós podemos ter certeza.

Um grupo de pesquisadores da UCL (Universidade de Londres) desenvolveu um estudo que comprova que comer sete ou mais porções de frutas e vegetais por dia pode reduzir o nosso risco de morte em até 42%. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores usaram dados de uma de pesquisa de saúde feita na Inglaterra para estudar os hábitos alimentares de 65.226 pessoas representativas da população inglesa entre 2001 e 2013.

Eles descobriram que quanto mais frutas e vegetais comemos, menor é a chance de morrermos, de qualquer tipo de doença e em qualquer idade.

Mais especificamente falando, comer as sete ou mais porções de frutas e vegetais que o estudo sugere reduz os riscos de morte por câncer e doenças cardíacas em 25% e 31%, respectivamente. A pesquisa também mostrou que os vegetais trazem significativamente mais benefícios à saúde do que as frutas.

Este é o primeiro estudo a relacionar o consumo de frutas e vegetais com mortes por todas as causas, câncer e doenças cardíacas em uma população representativa de um país inteiro. Também é o primeiro a quantificar os benefícios que determinadas porções trazem à saúde, e a identificar os tipos de frutas e vegetais que têm mais efeitos positivos no nosso organismo.

Eles também fizeram escalas para facilitar nosso entendimento. Acompanhe:

Comer menos que uma porção de frutas e vegetais reduz o risco de morte por qualquer causa em 14%;
  • Comer entre três e cinco porções desses alimentos reduz em 29%;
  • Comer de cinco a sete porções reduz em 36%;
  • Comer sete ou mais reduz em até 42%.


O estudo, publicado no Journal of Epidemiology & Community Health (Jornal de Epidemiologia e Saúde Comunitária – em tradução livre), descobriu também que legumes frescos têm um efeito protetor mais forte, com cada porção diária reduzindo o risco geral de morte em 16%. Saladas contribuem para uma redução do risco de 13% por porção, e cada porção de frutas frescas foi associado com uma redução menor, mas ainda significativa, de 4%.

“Nós sabemos que a ingestão de frutas e legumes é saudável, mas o tamanho do efeito é impressionante”, diz o Dr. Oyinlola Oyebode, líder do estudo. “A mensagem clara aqui é que quanto mais frutas e vegetais você come, menos provável você é de morrer em qualquer idade. Vegetais têm um efeito maior do que frutas, mas frutas ainda fazem uma diferença real. Se você fica feliz em fazer um lanche com cenouras ou outros legumes mas, em seguida, quer algo mais doce, uma banana ou qualquer fruta também vai te fazer bem”, esclarece.

E suco, funciona igual?

Os pesquisadores não encontraram nenhuma evidência de benefício significativo a partir de sucos de frutas. E frutas em conserva e congeladas parecem aumentar o risco de morte em 17% por porção consumida. A pesquisa também não fez distinção entre frutas enlatadas e congeladas, o que dificulta a tarefa de interpretar esse valor.
“A maioria das frutas enlatadas contêm níveis elevados de açúcar”, explica o Dr. Oyebode. “Os impactos negativos do açúcar sobre a saúde podem muito bem compensar quaisquer benefícios”, conclui.

Fonte : hypescience.com

Comentários

  1. Concordo plenamente com o estudo, e já li muitos similares, mas convenhamos comer 7 porções de frutas e vegetais por dia não é tarefa fácil, mal conseguimos 3 com a correria do dia a dia. Grato por compartilhar, um abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário