As 10 cavernas mais impressionantes do mundo

Cavernas são muitas vezes mofadas, lamacentas e úmidas. Elas também podem estar repletas de vida selvagem; serem tão grandes como um canyon; ou inundadas com água gelada. Elas podem ser feitos de mármore, cristal, ou basalto. Cavernas são muito mais do que apenas buracos no chão. Algumas delas são extraordinárias.

01. Caverna Krubera


Em 2001, a Caverna Krubera, alternativamente chamada de Caverna Voronja ou Voronya, foi designada a caverna mais profunda do mundo. Em outubro de 2004, cientistas estimaram a sua profundidade em 2.080 metros. A caverna está localizada na Abkhazia, uma república que pertence à Geórgia.

Para alcançar as profundezas da caverna, espeleologistas da Universidade Hebraica de Jerusalém mergulharam na água pouco acima de zero. Eles também experimentaram uma enchente que os deixaram isolados por 30 horas. Em profundidades superiores a 300 metros, várias formas de vida foram encontradas, como pseudoscorpionidas de cavernas, vermes parasitas e peixes transparentes.

02. Lubang Nasib Bagus


A Lubang Nasib Bagus é famosa pela Câmara Sarawak – a maior câmara em caverna do mundo. Ela está localizado no Parque Nacional de Gunung Mulu, em Bornéu. Sua altura é estimada em 100 metros, e as suas dimensões máximas foram estimadas em 700 x 400 metros. A câmara é tão grande que oito jatos jumbo poderia caber ao longo de seu comprimento, ou poderia ser uma garagem para 7.500 ônibus. Todas as cavernas de Lubang Nasib Bagus foram criadas por água corrente há cinco milhões de anos. Outras cavernas encontradas em Lubang Nasib incluem a Caverna dos Ventos, a Caverna da Felicidade, entre outras.

03. A Catedral de Mármore


A Catedral de mármore é uma caverna esculpida no Lago General Carrera, que se estende pela fronteira Chile-Argentina. Os visitantes têm muito a caminhar: Eles devem voar da capital do Chile para a cidade de Coyhaique e, em seguida, dirigir 320 quilômetros para o sul do lago. Mas a longa viagem vale a pena quando os espectadores são recompensados ​​com águas cristalinas e paredes lindamente padronizadas de mármore. As cavernas são acessíveis apenas por barco.

A gruta foi formada há 6.000 anos por ondas quebrando em carbonato de cálcio. A cor da água varia com o tempo, com o nível da água e a época do ano.

04. Rio Subterrâneo de Puerto Princesa



O rio subterrâneo de Palawan, nas Filipinas, foi estabelecido como um parque nacional em 1971. É um rio de 5 km que corre direto para o mar. Ao longo do caminho, ele flui através de uma caverna, passando por algumas das formações calcárias mais belas do mundo. Algumas dessas formações se assemelham a animais, cogumelos, e pessoas. Em 28 de janeiro de 2012, o rio subterrâneo foi eleito uma das novas Sete Maravilhas da Natureza.


Apenas 4 km do rio é acessível aos turistas. Uma licença especial é necessária quando se quer viajar por todo o comprimento do rio.

05. Cavernas de Waitomo


As Cavernas de Waitomo são o lar de uma espécie de vaga-lume nativa da Nova Zelândia: Arachnocampa luminosa. Eles brilham para chamar insetos para mais perto, atraindo-as para os fios de seda que os vaga-lumes produzem. Milhares desses vaga-lumes vivem nas cavernas Waitomo, que se tornaram uma das principais atrações da Ilha Norte da Nova Zelândia. A gruta é navegável por barco, sob as luzes das centenas de vaga-lumes no teto.

06. Caverna Orda


Ordinskaya, ou Caverna Orda, é a mais longa caverna subaquática da Rússia e a única caverna subaquática de gesso conhecida em todo o mundo. Seu comprimento é de quase 5 km, e suas águas são tão claras que os mergulhadores podem ver cerca de 45 metros à frente deles. Também não há correntes na caverna.

A caverna Orda não é um bom lugar para se perder. Passagens menores e grutas que conduzem para longe da caverna principal ainda estão sendo encontradas. A temperatura média da água de -20° C na superfície, e qualquer coisa que você toca na caverna pode facilmente quebrar. O mergulhador Lamar Hires diz que viu pedaços de gesso tão grandes como carros e ônibus caindo das paredes e do teto da caverna.

07. Wisteria Tunnel


Os Jardins Kawachi, no Japão, são o lar de uma exibição deslumbrante de glicínias dispostas em um túnel. Cerca de 150 glicínias de pelo menos 20 espécies são cultivadas no jardim, com uma floração roxa, branca, azul, violeta ou rosa. A melhor época para visitar os jardins é a partir do final de abril até meados de maio. Qualquer visita fora desse período de tempo significa que a maioria delas é uma massa desanimadora de ramos sem vida.

08. Gruta Azul


A Gruta Azul é a mais famosa atração turística de Capri, na Itália. É uma caverna inundada pelo mar, e é preenchida com uma magnífica luz azul. No período romano, a caverna era o dito lar de demônios.

A luz azul é formada pela filtragem da luz solar através de uma abertura perto da superfície da água. A melhor época para visitar a Gruta Azul é no início da tarde, quando o sol brilha diretamente fora da caverna.

09. Gruta de Fingal


Staffa é uma ilha desabitada na costa da Escócia. É lar de várias cavernas do mar, sendo a mais famosa a Gruta de Fingal.

A Gruta de Fingal tem 70 metros de comprimento e é feita inteiramente de colunas hexagonais de basalto, formadas pelo fluxo de lava pré-histórico e um mar agitado. Em 1829, o compositor Felix Mendelssohn visitou a caverna de Fingal, e o som das ondas no interior se tornou a inspiração para “Hebrides Overture”.

10. Caverna Eisriesenwelt


A Caverna Eisriesenwelt, na Áustria, é a maior caverna de gelo do mundo, com um comprimento de cerca de 50 quilômetros. Seu nome significa “Mundo dos Gigantes de Gelo.” Descoberta em 1879, suas câmaras miríades estão interligadas, permitindo que o ar flua através de todas as câmaras. Isto também significa que as cavernas podem ficar frias, por isso o inverno é apropriado para as visitas. As formações de gelo são de cores diferentes devido ao conteúdo mineral.

As cavernas estão localizadas em Werfen Village, em Salzburg. Lâmpadas são entregues aos turistas antes da turnê, e às vezes as formações de gelo são iluminadas com lâmpadas de magnésio para um efeito dramático. Apenas uma parte da caverna é aberta ao público.

Bônus: Caverna Er Wang Dong




A caverna Er Wang Dong é muito grande – tão grande que possui um ecossistema próprio, incluindo plantas, rios e nuvens.  Cientistas não tinham ideia do quão grande era esse enorme mundo subterrâneo. Mas quando a equipe de 15 espeleólogos (pessoas que estudam cavernas) finalmente entrou na caverna, seus membros ficaram deslumbrados quando notaram que não podiam ver o teto da caverna. Não exatamente porque a caverna era muito grande, mas sim porque uma grande nuvem havia se formado e ficado presa por lá
.
A caverna é tão vasta que permitiu a existência de uma flora particular, bem como água corrente. A caverna é lar de uma ampla vida vegetal que inclui até árvores. Os rios são fortes, largos e profundos.

Fonte: misteriosdomundo.com

Comentários

Postar um comentário